Biblioteca das Thermas é reestruturada

A antiga biblioteca Orozimbo Corrêa Netto, nas Thermas Antônio Carlos, foi reorganizada e estará aberta a visitação a partir desta quinta-feira (29), às 14h, quando ocorre uma cerimônia de entrega.

 

Em julho de 2015, a chefe de Serviços Termais, e doutora em história, Jussara Marques Oliveira Marrichi, deu início ao processo de reestruturação do acervo, que há anos estava fechado ao público.

 

Uma equipe de dez servidores municipais se empenhou para que a biblioteca pudesse ser reaberta ao público. Os livros foram catalogados no sistema online da Biblioteca Nacional. Já o mobiliário, que possui peças originais da inauguração do prédio, foi restaurado.

 

O acervo é uma doação do crenólogo Benedictus Mário Mourão, feita em 1992. Nas Thermas, Mourão estudou e clinicou. Em março de 1986, a sua última contagem revelava um conjunto de 1260 obras referentes ao estudo do termalismo no mundo moderno.

 

Os livros, alguns sem datas, outros da metade do século 19, tinham vindo das precursoras cidades termais da Europa como Vichy e Lyon, na França, Caldas da Rainha, em Portugal, e Baden-Baden, na Alemanha. Grande parte refere-se à história e formação das cidades hidrominerais brasileiras e europeias também a partir da segunda metade do século 19.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

Comentarios está fechado.

Redes Sociais

Twitter

Parceiros