Cineasta português “bate ponto” no Flipoços 2015

Um dos papas do cinema de animação na Europa, José Miguel Ribeiro é o convidado de fora que mais participação fará no festival literário que começa no dia 25 de abril.

 

O patrono do Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços), que será realizado entre os dias 25 de abril e 3 de maio, é o escritor, cartunista e jornalista Ziraldo. Mas o convidado de fora que mais tempo ficará na cidade por conta do evento é o cineasta e ilustrador português José Miguel Ribeiro. Ele é o grande destaque da Mostra de Cinema Infantil Flipoços 2015, uma das atrações mais concorridas do festival. Ribeiro participa do evento nos dias 25, 27, 29, 30 de abril e 2 de maio, respectivamente sábado, segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira e sábado. Já Ziraldo estará do Flipoços no domingo (26/04) e na segunda-feira (27/04).

 

A participação do cineasta português no evento só não será maior que a da dupla de atores locais, Davi Daniel e Pamela Mira. O casal divertirá todos aqueles com mais de 10 anos, contando e encenando  “Os novos contos de terror do cavaleiro Edgar Blum” nos nove dias de festival. “José Miguel Ribeiro é um grande artista na Europa. Ele vem ao Flipoços como convidado da embaixada portuguesa no Brasil, que tem interesse em realizar o nosso evento também em Portugal”, diz Gisele Ferreira, diretora da GSC Eventos Especiais, empresa que criou e organiza o Flipoços. “Além de exibir os seus curtas de animação, o cineasta vai interagir com a plateia, especialmente com as crianças, que formam a grande fatia do público dele”.

 

José Miguel Ribeiro estudou artes plásticas, mais precisamente pintura, na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Mas dedicou-se mesmo aos estudos audiovisuais, tornando-se o maior cineasta português de filmes de animação. Nessa área, fez, em 1999, o filme “A Suspeita”, que arrebatou 26 prêmios internacionais, incluindo o Cartoon D’Or 2000, considerado o Oscar europeu do cinema de animação. O curta será um dos trabalhos de Ribeiro a serem exibidos no Flipoços 2015. Além de cineasta de sucesso, ele é ilustrador, cujo trabalho está sempre presente nos livros dos maiores autores portugueses de literatura infantil. Com talento reconhecido em duas frentes de trabalho, não se sabe hoje se Ribeiro é um cineasta que ilustra ou um ilustrador que faz cinema.

 

José Miguel Ribeiro no Flipoços 2015

Dia 25 (sábado), às 18h30, no Espaço Flipocinhos Sesc Minas

Dia 27 (segunda-feira), às 18h30, no Espaço Flipocinhos Sesc Minas

Dia 29 (quarta-feira), às 14h00, no IMS Casa da Cultura (necessário fazer agendamento com antecedência pelo telefone 35 3697-1551 ou pelo email coordenacao@gsceventos.com.br), e às 20h00, no Teatro da Urca, para o Encontro dos Escritores Lusitanos (necessário adquirir ingresso doando um livro, que não seja didático, em bom estado)

Dia 30 (quinta-feira), às 15h00, na Escola Estadual Parque das Nações.

Dia 02 (sábado), às 18h00, no espaço Arena Cultural.

Comentarios está fechado.

Redes Sociais

Twitter

Parceiros