Cristo Redentor – Serra de São Domingos

O Parque Municipal da Serra de São Domingos possui uma área de 253 hectares e foi criado pela Lei 4197 de 19/05/1988. A serra está localizada em área contígua à mancha urbana de Poços de Caldas, sendo considerado o maior patrimônio ecológico da cidade. A área delimitada como Parque abriga um preservado fragmento florestal, caracterizado como Floresta Estacional Semidecidual, do Bioma da Mata Atlântica. A mata é importante refúgio da fauna da região, considerando que seu entorno imediato é ocupado por pastagens, minerações e área urbana. Foram observadas na mata algumas espécies de macacos, quati, gato do mato e onça parda. A Serra de São Domingos integra a paisagem urbana da Estância Hidromineral de Poços de Caldas e foi tombada em 1989, pela Constituição do Estado, como Patrimônio Paisagístico e Monumento Natural de Minas Gerais.

 

No alto da Serra de São Domingos, a 1686 metros acima do nível do mar, está o monumento do Cristo Redentor. O monumento impressiona pelo seu tamanho e beleza, sendo o segundo maior do Brasil. Idealizada e concretizada por José Raphael Santos Neto, a obra foi inaugurada em 1958. O peso total do monumento é de, aproximadamente, 500 toneladas, sendo que a imagem do Cristo possui 160 peças, num total de 16 metros de altura. A vista da cidade do alto do Cristo é uma das mais belas paisagens de Poços de Caldas. O local possui sanitários recém inaugurados.

 

Foto: Acervo Poços C&VB – João Ferreira

 

 

Além do Cristo, a serra também é utilizada para prática de esportes. Possui trilhas pra caminhadas, pista de Paraglider e trilha para prática de Down Hill.

 

A Serra de São Domingos também abriga a Pedra Balão (Saiba mais), resultado de erosões eólicas e pluviais. O ponto turístico é particular e compreende um conjunto de grandes pedras sobrepostas, com cerca de 10 metros de altura.

 

O acesso até o alto da serra se faz através da estrada asfaltada (no qual não são permitidas as subidas de ônibus), a pé pelas trilhas ou pelo teleférico, outro grande atrativo da cidade que liga o centro da cidade ao alto da serra.

 

Endereço: Serra de São Domingos na região norte do município
Telefone: (35) 3697-2306

Comentarios está fechado.

Redes Sociais

Twitter

Parceiros