A Noite de Ópera – edição Poços de Caldas

Poços de Caldas irá receber um quinteto afinadíssimo para a “Noite de Ópera” que acontecerá no Instituto Moreira Sales – Casa da Cultura no próximo sábado, 2 de junho.

 

“A primeira edição, que aconteceu em Campinas-SP e foi sucesso entre o público, voltamos com o espetáculo “A Noite de Ópera” dessa vez na encantadora cidade de Poços de Caldas! Somos um grupo de amigos músicos oferecendo um programa diferente para o seu feriado! Uma noite repleta de… Ópera!” comenta Ana Beatriz.

 

Os músicos garantem que na “Noite de Ópera”  haverá opções para todos os gostos! Comédia, drama, romance… tudo para encantar o público! A entrada é franca, porém, é necessário retirar as senhas no IMS 30 minutos antes do espetáculo.

 

Conheça os músicos:

 

 

José Francisco da Costa (pianista) é Bacharel em Piano e Doutor em Música pela Unicamp. É especializado no trabalho de acompanhamento de cantores líricos. Participou de cinco edições do Festival Nacional de Canto, em Piracicaba (2002 a 2005 e 2007) e do 25º ao 33º Festival de Música de Londrina (2005-13), na classe de Opera Studio, tendo sido pianista assistente dos mais renomados professores de canto do país. É pianista oficial do Concurso Estímulo para Cantores Líricos (CCLA-Campinas) desde sua primeira edição em 2007. Apresentou-se, como pianista convidado, em concertos oficiais da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e da Orquestra Jovem de Campinas-Unicamp. Em 2010, fez sua estreia no circuito internacional apresentando-se em Osaka-Japão, acompanhando o tenor japonês Kohdo Tanaka, no recital comemorativo aos seus cinquenta anos de carreira. Foi Diretor Artístico da ABAL (Associação Brasileira “CarlosGomes” de Artistas Líricos) no biênio 2013-2015.

 

 

 

 

 

Volnei dos Santos (barítono), é formado em Engenharia de Computação pela UNICAMP e, paralelamente, desenvolve seus estudos musicais independentes na região de Campinas. Como clarinetista, participou da centenária Banda Carlos Gomes e da Orquestra Comunitária da UNICAMP. Como cantor coral, participou de diversos grupos como Coral Gilberto Mendes, Coral UNICAMP Ziper na Boca, Coral ArsMusicalis e Collegium Vocale Campinas. Estuda canto lírico com o professor Dr. Angelo Fernandes e, anteriormente, com o professor Dr. Inácio de Nonno. Como membro do Ópera Estúdio UNICAMP, interpretou o papel de Conde de Almaviva em Le Nozze di Figaro (regência de Cinthia Alireti), Leporello em Don Giovanni (regência de Abel Rocha) e Dulcamara em L’Elisir d’Amore (preparação cênica de Cleber Papa), todas em parceria com a Orquestra Sinfônica da Unicamp. Participou, ainda, de inúmeros concertos e montagens operísticas como membro do coro, nos principais teatros do estado. Já cantou em recital com a Orquestra Sinfônica de Campinas (regência deVictor Hugo Toro) em parceria com a ABAL. Integra atualmente o Coro Contemporâneo de Campinas, atuando como membro do naipe de baixos e solista.

 

 

Ana Beatriz Machado (soprano) é bacharel em Canto Lírico pela UNICAMP, natural de Poços de Caldas/MG. Interpretou as personagens Frou-Frou (The Merry Widow), Pamina (Die Zauberflöte), Susanna (Le Nozze di Figaro), Zerlina (Don Giovanni), Miss Wordsworth (Albert Herring). Em 2015 conquistou o prêmio“Juri Público” juntamente com o prêmio “Ópera Carmen”, de G. Bizet, no XIIIConcurso Brasileiro de Canto Lírico Maria Callas, com a personagem Frasquita. Ainda em 2015 foi solista da 9ª Sinfonia de Beethoven, na Sala São Paulo, sob regência de Luciano Camargo e ganhou o prêmio “Melhor Voz Feminina” no VIII Concurso Carlos Gomes Estímulo para Cantores Líricos. Em 2017 ganhou o prêmio “Juri Público” no XV Concurso Brasileiro de Canto Lírico Maria Callas e também foi homenageada com a Medalha Carlos Gomes pela Câmara Municipal da cidade de Campinas. Fez parte da Academia de Ópera do Theatro São Pedro. Ganhou em 2018 o primeiro prêmio I Concurso Canto Vinhedo, promovido pelo Rotary Clube da cidade de Vinhedo/SP. Atualmente recebe orientação da soprano Daniella Carvalho.

 

 

Tareek Ali Chahin (tenor)  é bacharel em canto lírico pela Universidade Estadual de Campinas. Participou dos Festivais de Ourinhos e Poços de Caldas. Interpretou Tamino em Die Zauberflöte (Mozart) com a orquestra sinfônica de Limeira sob regência de Fernando Barreto e com a orquestra sinfônica da Unicamp sob regência de Jorge Geraldo. Interpretou Cochenille em Lês Contes D’Hoffmann(Offenbach) no 1º Festival de Ópera das Américas sob regência de Michael Borowitz.Foi solista do Oratório de Noé (S.Saens), Paixão segundo São João (J.S Bach) e Psalm 100 (Mendelssohn) sob regência de Sergio Akira Kawamoto. Participou de Masterclasses com Sebastião Teixeira, Kathrin Hartgrove, Flavio Carvalho, Kohdo Tanaka, Susan Ruggiero, Nicolau de Figueiredo, Lenine Santos. Foi aluno de Marília Teixeira, Inácio de Nonno, Luciano Simões, Ângelo Fernandes e Francisco Campos.

 

 

 

 

 

 

 

Guilhermina Lopes (soprano) é bacharel, mestre e doutora em música pela Unicamp, atualmente sob orientação da profa. Dra. Lenita Nogueira. É pesquisadora colaboradora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical – Universidade Nova de Lisboa, onde realizou um estágio de pesquisa PDSE-CAPES (2015-2016) sob coorientação do prof. Dr. Mário Vieira de Carvalho.

Estuda canto lírico sob a orientação do prof. Dr. Angelo Fernandes desde 2012, tendo também participado de aulas e masterclasses com Inácio de Nonno, Francisco Campos, Céline Imbert, Lenine Santos (Brasil), Susan Ruggiero-Mezzadri, Kathryn Hartgrove (EUA), Fernando Serafim e Tânia Valente (Portugal). Integra o Coro Contemporâneo de Campinas.

 

 

 

 

Quando: 02 de junho 2018

Onde: Instituto Moreira Sales(Casa da Cultura) R. Teresópolis, 90 – Jardim dos Estados, Poços de Caldas MG

Entrada gratuita

Mais informações

 

 

Comentarios está fechado.

Redes Sociais

Twitter

Parceiros