Sesc participa mais uma vez da Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e Flipoços

O Sesc, integrado ao Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, estará mais uma vez presente na Feira Nacional do Livros de Poços de Caldas e Flipoços, que realizará sua 13ª edição de 28 de abril a 6 de maio, no Espaço Cultural da Urca (Praça Getúlio Vargas, Centro). O Espaço Sesc Flipocinhos promete ser um dos principais atrativos, com uma programação gratuita e especialmente pensada para o público infantojuvenil.

 

Entre os destaques da programação do Sesc no Flipoços estão as Rodas de Conversa Literatura infantil – formando leitores na infância, com Cristina Braga, Maria José de Souza e mediação de Tereza Mesquita de Paula, no dia 30 de abril; Relações entre música e literatura, com o maestro Rodrigo Toffolo e mediação de Bia Câmara, no dia 1º de maio; e O trabalho do autor e ilustrador nos livros infantis, com Leo Cunha, Mariângela Haddad e mediação de Daniel Luz, no dia 4 de maio. As três Rodas de Conversa ocorrem às 19h, no Espaço Sesc Flipocinhos.

 

Ainda dentro do programa do Sesc estão as presenças do escritor Ilan Brenman, que realizará a palestra Literatura infantil é coisa séria: a importância da literatura infantil na formação de um país leitor, em 1º de maio, às 14h30, no Teatro Benigno Gaia; e do escritor e dramaturgo Walcyr Carrasco, que fará uma sessão de autógrafos dos livros Mordidas que podem ser beijosOs contos de AndersenO menino narigudo e Lais, a fofinha, em 4 de maio, às 14h30, no Espaço Sesc Flipocinhos.

 

Diversas outras ações estão previstas para todos os dias do evento. A programação contempla lançamento de livros, apresentações teatrais, oficinas, contação de histórias e intervenções literárias.

 

‘PROJETO PAREDE’

 

A novidade este ano fica por conta do Projeto Parede, um mural expositivo onde artistas visuais convidados desenvolvem, ao vivo, uma obra para o público. O objetivo é promover um ambiente de interação e de diálogo entre os visitantes e a obra exposta. Os responsáveis por essa edição serão os artistas João Maciel e Helder Cavalcante, integrantes do coletivo Quarto Amado, de Belo Horizonte. Eles irão desenvolver um mural a partir de obras literárias que marcaram suas infâncias. O trabalho ficará exposto no Túnel Espaço Sesc Flipocinhos durante toda a duração do Festival.

 

DOAÇÃO DE LIVROS

 

Paralelo a todas essas atividades, o Sesc também promoverá uma campanha para doação e troca de livros, iniciativa que visa o compartilhamento de conhecimento e o estímulo à leitura. Entre os dias 16 e 27 de abril, a biblioteca do Sesc Poços de Caldas receberá obras literárias infantis, infantojuvenis e adultas. Podem ser doados livros de qualquer gênero literário, como romances, autobiografias, contos, crônicas, poesias, entre outros. Livros didáticos ou em mau estado de conservação não serão aceitos.

De 28 abril a 5 de maio, a ação passa a acontecer na Arena Cultural, dentro do FlipoçosNesse período, além de doar, os interessados poderão retirar livros de seu interesse, gratuitamente.

Como se trata de uma ação de estímulo à leitura, não é necessário dar uma obra literária para retirar outra.

Para conferir a programação completa do Espaço Sesc Flipocinhos, acesse o arquivo anexo.

 

SOBRE A ‘RODA DE CONVERSA’

 

As Rodas de Conversa realizadas pelo Sesc foram criadas para proporcionar às pessoas uma oportunidade de discussão sobre assuntos relacionados à cultura, por meio de encontros com a participação de especialistas nos temas propostos. Dessa forma, o público se atualiza a respeito do que acontece na área e identifica possibilidades de ampliar os horizontes da produção artística.

SOBRE ILAN BRENMAN

 

Ilan Brenman é considerado um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, recebendo o prêmio pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil (FNLIJ) de Melhor Livro para Criança de 2011, pela obra O Alvo (Ed Ática).

Mestre e Doutor pela faculdade de Educação da USP, bacharel em psicologia pela PUC de São Paulo, ele publicou mais de 70 livros (alguns premiados e traduzidos no exterior) e circula pelo Brasil há quase 20 anos ministrando palestras, cursos e prestando consultoria nas áreas educativa e cultural. Em 2011 se tornou colunista da Revista Crescer, onde debate assuntos ligados à educação e cultura. Em 2014 e 2015 estreou dois boletins semanais na Rádio CBN falando sobre Educação e Literatura.

 

 

SOBRE WALCYR CARRASCO

 

Escritor, roteirista e dramaturgo, Walcyr Carrasco nasceu em 1951. Começou a carreira profissional como jornalista. Escreveu diversas obras de literatura infantojuvenil, entre elas,Quando Meu Irmãozinho MorreuA Menina que Queria Ser Anjo e Quem Quer Sonhar. Como dramaturgo, escreveu peças que fizeram grande sucesso, entre elas, Batom (1995) e Êxtase(1997), que recebeu o prêmio Shell de melhor autor.

Estreou na televisão com a novela Cortina de Vidro, em 1989. O autor também ficou conhecido pelas novelas Xica da Silva, O Cravo e a Rosa, Chocolate com Pimenta, entre outras. Em 2008 foi nomeado para Academia Paulista de Letras. Walcyr Carrasco é hoje um dos mais renomados dramaturgos brasileiros.

SOBRE O FLIPOÇOS

 

O Festival Literário de Poços de Caldas, um dos mais importantes festivais de literatura do Brasil, tem como missão principal oportunizar a todos o acesso facilitado ao mundo dos livros e o contato com os escritores, de forma gratuita.

Dessa forma, o Festival se torna o único temático no Brasil que aborda assuntos variados e diversificados, misturando profissionais e assuntos das mais diversas áreas, tendo como pano de fundo a literatura e os autores. Este ano, o Flipoços abordará A Literatura e os outros Saberes, promovendo o diálogo entre as várias áreas do saber, como a filosofia, culturas milenares, saúde e bem-estar, artes plásticas, ciência e tecnologia, tendo a literatura como formadora de todas as expressões universais. 

Entre os convidados com presença confirmada este ano estão Walcyr Carrasco, Tarsila do Amaral (sobrinha-neta da pintora modernista), Joana Maranhão, João Pinto Coelho, Lígia Guerra, Monja Coen, Patrícia Kogut, Dany Wambire, João Cândido Portinari, entre outros.

Acesse o site e saiba mais sobre a 13ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e Flipoços.


SERVIÇO

 

Espaço Sesc Flipocinhos 2018

Data: de 28 de abril a 6 de maio de 2018

Horário: conforme programação

Atividades: conforme programação

Local: Espaço Cultural da Urca (Praça Getúlio Vargas, Centro – Poços de Caldas)

Entrada gratuita

Comentarios está fechado.

Redes Sociais

Twitter

Parceiros