144ª Festa de São Benedito

A 114ª da Festa de São Benedito acontece de 1º a 13 de maio, no pátio da Igreja de São Benedito. Haverá barracas com comida típica e bebidas quentes, parque de diversões, além de manifestações culturais e religiosas.

 

Nos finais de semana, as barracas das paróquias servem almoço. De segunda a sexta, elas vão funcionar a partir das 18h. O cardápio inclui caldos, pernil, pastel de fubá, feijoada, bebidas quentes, entre outros. Já na parte externa da festa, há barracas de doces das entidades assistenciais e também tendas de lanches.

 

No dia 3 começa a programação cultural, com cortejo e procissão com andores. No dia 11, acontece a tradicional “retirada” dos caiapós na Fonte dos Amores. No dia 13, feriado local, haverá a procissão de encerramento. A Festa de São Benedito é um dos eventos mais aguardados por poços-caldenses e turistas.

 

Origem

 

Sabe-se que o Dia de São Benedito oficial é dia 5 de outubro. Mas porque em Poços de Caldas comemora-se no 13 de maio?

 

Dizem que a origem da Festa de São Benedito se deu há muitos anos atrás, pelo Coronel Agostinho Loiola Junqueira, que era devoto do santo. Nesta época acreditava que muitas bênçãos e o desenvolvimento do povoado eram influenciados por São Benedito. Porém as festividades eram realizadas em comemoração ao aniversário do Coronel que era dia 13 de maio e que por coincidência seria a mesma data da Abolição da escravidão no Brasil.

 

Entretanto, segundo a obra de Dr. Mário Mourão, no final do século XIX o ex-escravo mais conhecido como ‘Tio Herculano’, que veio de Amparo para Poços de Caldas trazendo uma imagem de São Benedito, organizou a primeira festa oficial em honra ao santo. As comidas eram preparadas pela sua esposa Isaquelina com ajuda de outros fiéis e logo após saiam em procissão.

 

Desde a primeira festa, apesar de alguns costumes que foram modificados, o histórico revela a dedicação, fé e a colaboração mútua entre os participantes fiéis para a realização da tradicional Festa de São Benedito.

 

 

 

Programação cultural:

 

Dia 3

 

19h – Abertura da Capela de Santa Cruz com os capitães de congo

20h – Cortejo com os Mastros pelos Congados (rua Barão do Campo Místico, Rua Junqueiras, Praça Pedro Sanches, chegando à igreja de Santo Antônio)

20h30 – Retirada da Imagem de Nossa Senhora do Rosário

21h – Procissão com andor de Nossa Senhora do Rosário e os Mastros Sagrados (saída da Igreja de Santo Antônio)

21h30 – Chegada dos congos ao pátio de São Benedito, levantamento dos Mastros Sagrados, entronização da Imagem de Nossa Senhora do Rosário na Igreja de São Benedito pelos capitães de congo e bênção dos devotos de São Benedito

 

Dia 11

 

15h – Retirada dos caiapós na Fonte dos Amores

15h30 – Caminhada pela cidade, conduzindo os caiapós até a Igreja de São Benedito na Praça Coronel Agostinho Junqueira

18h – Celebração eucarística na Igreja de São Domingos com a presença de todos os ternos de congos e caiapós

 

De 11 a 13

 

21 h – Embaixada de Carlos Magno e os 12 partes de França pelo terno de congos de são Benedito, no pátio da Igreja de São Benedito

 

Dia 13

 

6h – Alvorada festiva com queima de fogos e repique de sinos da Igreja de São Benedito e Nossa Senhora da Saúde (Basílica)

10h – Missa conga na Igreja de São Benedito

12h – Visita dos ternos de congo e caiapós à Basílica de Nossa Senhora da Saúde

16h – Procissão com andores de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia

Comentarios está fechado.

Redes Sociais

Twitter

Parceiros


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/descubra/public_html/paravoce/wp-content/plugins/logo-slider/ls_logoslider.php on line 488