Turismo em Cena conta história de Poços aos sábados

Uma ação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, iniciou, no último sábado, 30, uma nova forma de contar a história da cidade, aliando turismo e artes. O projeto Turismo em Cena trouxe de volta um grande marco histórico de Poços de Caldas: a visita do Imperador Dom Pedro II à cidade, para a inauguração do ramal da estrada de ferro Mogiana. Durante o mês de julho, todos os sábados, alternam-se os dois roteiros previstos no projeto: O Caminho do Imperador e a rota Ares, Águas e Lugares. Ambos com saída às 10h, da antiga estação de trem Mogiana/Fepasa.

 

Cerca de 50 pessoas acompanharam o primeiro roteiro do projeto , o Caminho do Imperador. Cinco atores encarnam os personagens Dona Juju, barão do Campo Mìstico e esposa, o Imperador e a imperatriz d. Tereza Cristina. O roteiro tem início na estação ferroviária, local onde toda a cidade recepcionou a comitiva real em 1886, na então Vila de Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas, que possuía cerca de 200 casas, cinco hotéis e uma capela.

 

De lá, a comitiva seguiu pela rua Junqueiras e a primeira parada foi em frenta ao parquinho infantil Darcy Vargas, local que abrigava o Hotel da Empresa, um dos primeiros estabelecimentos  hoteleiros da cidade e que abrigou a comitiva real. O passeio seguiu até a igreja de Santo Antonio da Cana Verde, localizada na rua São Paulo, seguiu pela principal rua da cidade, a Assis Figueiredo, chamando a atenção dos moradores e turistas, até a Praça dos Macacos, que posteriormente recebeu o nome do imperador como forma de homenagem. O final do passeio aconteceu na cascatinha, onde, em 1886,  realizou-se o único registro fotográfico da visita do imperador.

 

O roteiro foi acompanhado pelo prefeito Sérgio Azevedo e esposa, pelo secretário de Turismo Ricardo Oliveira e equipe, além de turitas e moradors. “É uma iniciativa muito importante para a cidade, uma das novidades que estamos implantando em Poços, sugestão do próprio prefeito, que participou de uma encenação nestes moldes durante sua visita a Portugal para inserção de Poços na Rota Termal Europeia. Tivemos este primeiro roteiro, em caráter experimental e o resultado foi muito bom! Iremos agora fazer uma avaliação junto à minha equipe e aos atores, para que possamos  aprimorar o passeio”, informa o secretário de Turismo.

 

Roteiros

O projeto Turismo em Cena conta com os roteiros Caminho do Imperador e Ares, Águas e Lugares.
O “Caminho do Imperador – Com o pé na história”, tem percurso de 2,2 km, sendo o trecho final até a Cascatinha, percorrido de microonibus. A Companhia Teatral Máscaras Vivas é a responsável por levar o público a uma viagem no tempo, mais especificamente para 1886, quando Dom Pedro 2º visitou a cidade. O Caminho do Imperador destaca os principais locais onde a comitiva real esteve quando a então Vila de Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas possuía cerca de duzentas casas, cinco hotéis e uma capela.

 

No próximo sábado, 7 de julho, é a vez da rota “Ares, Águas e Lugares”, que tem como foco as águas termais, responsáveis pelo surgimento e desenvolvimento da cidade. Este passeio tem 1,1 km e será conduzido pela  Monteiros e Lobatos Companhia de Teatro, percorrendo o Parque José Affonso Junqueira e as fachadas dos edifícios históricos que compõem o conjunto. Com o tema “Histórias, causos e lendas”, os personagens narrarão fatos de épocas distintas do termalismo local, além de abordar lendas que também se relacionam com o legado cultural de Poços de Caldas. A saída também será também às 10h, na Fepasa.

 

“Caminho do Imperador – Com o pé na história” vai acontecer também nos dias 14 e 28 de julho, sempre às 10h, partindo da Estação Mogiana/Fepasa. O percurso tem 2,2 km. O caminho “Ares, Águas e Lugares – Histórias, causos e lendas” volta a acontecer em 21 de julho, com saídas no mesmo horário e local.

Mais informações sobre os passeios podem ser obtidas pelo telefone 3697-2306.

Comentarios está fechado.

Redes Sociais

Twitter

Parceiros