45 artistas locais já fazem parte da playlist da Libertas FM

A campanha “Minha música toca na Libertas”, iniciativa conjunta das secretarias municipais de Cultura e Comunicação Social que visa ampliar as ações de divulgação da música autoral poços-caldense, já recebeu 134 músicas de 45 artistas diferentes desde o dia 1º de março, data do lançamento.

As canções são enviadas à equipe da Secult via formulário eletrônico. As músicas que se enquadram nos padrões técnicos necessários são encaminhadas à Rádio Libertas FM, adicionadas à playlist da emissora e podem ser ouvidas durante a programação. A ação conta com o apoio da Câmara Setorial da Música no Conselho Municipal de Política Cultural e é uma das metas previstas no Plano Municipal de Cultura.

Referência musical no Sul de Minas, o cantor e compositor Wolf Borges, que lançou seu primeiro álbum ainda em 1997 (Ímpar, com Elder Costa), considera a iniciativa de fundamental relevância na divulgação da música autoral e, principalmente, na formação de público. “A Rádio Libertas colocando programação de artistas locais e até regionais é uma demanda antiga dos artistas, porque existe uma produção cultural muito intensa na cidade, cada dia mais evoluída, especialmente na música. A rádio é de uma importância inacreditável para o artista porque consegue formar público. O rádio é um grande veículo, sempre foi”, destaca o músico e produtor cultural.

Com a carreira consolidada no cenário da música independente, Wolf Borges conta que nas cidades onde suas músicas são veiculadas nas rádios locais, ele é convidado para entrevistas e apresentações. “Chego a ser convidado para dar entrevistas nas cidades e, em virtude de estar na programação, acabo fazendo shows nesses locais porque as pessoas já têm essa referência. Isso é importantíssimo. Rádio é democracia”, ressalta o músico. “Acho que é uma iniciativa que até demorou muito, mas não tem problema, a hora é boa. Por isso que eu venho falando do slogan ‘Libertas ainda que tardia’”, brinca Wolf Borges, que já foi indicado para o Prêmio Profissionais da Música, na categoria Autor de Música e Letra, estando entre um dos 12 autores brasileiros.

Para o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, o sucesso da iniciativa comprova a intensa produção musical da cidade, que é diversa e de qualidade. “Para nós, também é uma alegria e uma emoção ouvir os artistas locais na emissora oficial do município”, conta Gustavo.


Música autoral na Libertas
Desde o ano passado, as canções autorais já estão sendo executadas na emissora, mas com a campanha, a ação foi intensificada e sistematizada. As músicas estão sendo tocadas durante a programação normal, inclusive nos horários de maior audiência, de acordo com cada estilo.

Segundo o secretário municipal de Comunicação Social, Paulo Ney de Castro Jr., a iniciativa é uma forma de a Libertas atuar na valorização e incentivo da cena musical independente. O público pode participar solicitando a execução das músicas autorais pelo telefone 35 3721-9494. Além do rádio (99,5 FM), a programação pode ser acompanhada também pela internet pelo site libertas.pocosdecaldas.mg.gov.br.

Como participar
Para participar, basta preencher o formulário disponível no link bit.ly/musicanalibertas. É necessário informar o nome da música, dos intérpretes e dos compositores, o link de acesso ao arquivo da canção, informações complementares sobre a música e, se houver, órgão e código de registro da música, além de dados de contato do músico. As músicas precisam estar exclusivamente em formato MP3 e com boa qualidade técnica de gravação.

A assessora de Fomento e Incentivo à Cultura, Marianna Gonçalves de Carvalho, informa que a campanha “Minha música toca na Libertas” prossegue e todos os músicos locais interessados podem enviar suas produções via internet. É ela quem verifica o formato e a qualidade técnica da gravação e faz a interface junto à equipe da Libertas.

Comentarios está fechado.