5º Congresso Nacional de Educação traz encontro com grandes nomes nacionais e internacionais

Tudo pronto para o 5º Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas, que acontece nos dias 09 e 10 de junho e vai contar com uma rica programação. Novamente virtual o Congresso – que a cada ano se torna uma referência para inúmeros profissionais da área -, traz dessa vez um importante palestrante português, conhecido no meio mundial da Educação pelo método de ensino que emprega na “Escola da Ponte”, baseada no Porto, em Portugal.

Trata-se do professor José Francisco de Almeida Pacheco, educador, pedagogo e pedagogista, nascido na cidade do Porto em Portugal e grande dinamizador da gestão democrática na Educação em seu país. Professor Pacheco, como é conhecido pelos colegas, foi eletricista, estudou engenharia e mudou-se para o Ensino. Foi professor primário e universitário e é um crítico do sistema tradicional de ensino. Para ele, a aula tradicional é um sistema obsoleto de reprodução de conteúdo que deixa a desejar naquilo que é o mais importante objetivo educacional: a humanização do indivíduo.

Ele defende ainda as escolas sem turmas, sem ciclos, sem testes ou exames, sem reprovação e sem campainhas. Será? Essa será uma das questões que o 5º. CNMAPC traz para os congressistas. Os participantes vão contar ainda com as ilustres presenças do professor Dr. José Vicente, fundador e reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, uma instituição voltada para a inclusão, para qualificação e para o protagonismo do negro brasileiro em instituições de ensino.

Acompanhe aqui parte do rico conteúdo programático do 5º. CNEPC: No dia 07 de junho, segunda-feira, às 18h, como um “plus” para os congressistas, a organização convidou a ilustre Deputada Tabata Amaral que vai proferir a palestra “Os próximos desafios da Educação no Congresso Nacional”. Já no primeiro dia do Congresso, 09 de junho, quarta-feira, os destaques ficam para a Conferência “O Poder de Transformação da Educação”, às 10h, com Prof. Dr. José Vicente da Faculdade Zumbi dos Palmares e Mediação Profª Renata Mantovani. Já às 14h, o CNEPC contará com o Prof. Dr. José Pacheco, da Escola da Ponte (Porto, Portugal), com a conferência “Quem conta um conto, tem muitos pontos: A história da Escola da Ponte enquanto experiência educacional” com mediação da jornalista Fabiana Gimenes. No dia 10 de junho, quinta-feira os destaques ficam para a Mesa Alcoa às 10h com o tema “O direito à educação no Brasil, análise de pontos críticos” com Monica Espadaro e Romualdo Luiz Portela de Oliveira, do Instituto Alcoa e ainda o encerramento com a ilustríssima convidada, a professora e ex-ministra da Educação Claudia Costin, às 19h, com o tema “O Futuro da Educação no Brasil”.

O Congresso é uma realização da GSC Eventos Especiais em parceria com o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, conta com patrocínio da Alcoa/Cenpec, parceria educacional da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, Nós Educação, Elfutec, Wish School, Ricardo Mituti, Grupo aCOMtece, Prefeitura de ITAMONTE e instituições parceiras o IFSuldeMinas –Poços de Caldas, IFSP Campus São João da Boa Vista, UNINTER, Unifeob e editoras parceiras a Edições Sesc SP e Wak Editora. As inscrições podem ser feitas on-line pelo site www.educacaopocos.com.br e mais informações pelo (35) 3697 1551. Conheça a programação pelo site!

Comentarios está fechado.