Benéficas e raras: conheça o poder das águas sulfurosas – Por Beatriz Mendes

As águas foram as grandes responsáveis pelo surgimento da cidade de Poços de Caldas, são as águas especiais e até mesmo raras que fizeram a fama do local, que aos poucos foi se desenvolvendo em torno das minas termais. E ainda hoje a cidade atrai diversas pessoas que buscam os benefícios das águas poços-caldenses, chamadas sulfurosas.

 

Um dos pioneiros no estudo sobre a eficácia do tratamento do termalismo foi o Doutor Pedro Sanches. Ele foi o primeiro a ir para a França e outros países europeus com intuito de estudar os efeitos das águas sulfurosas;  trouxe muito conhecimento sobre o assunto, que é a base do que sabemos atualmente. O médico promoveu as águas de Poços desde 1873, tornando-se um elo nas relações e interesses dos coronéis e governantes na cidade.

 

As águas termais são subterrâneas, enriquecidas com minerais da corrosão das rochas e do solo. A água sulfurosa especificamente é um tipo de água mineral rara, originada em formações vulcânicas, possui composição específica por isso tem um forte odor, uma textura mais oleosa e chega à superfície a uma temperatura de aproximadamente 43°C. É classificada como mineromedicinal, ou seja é curativa em função da concentração de enxofre e dos benefícios que possui.

 

O poder medicinal dessas águas atrai quem busca tratamentos naturais complementares e menos invasivos. Elas agem em órgãos, tendões, dores musculares, inflamações, doenças nas articulações, parte óssea e até na pele tratando espinhas, aparência cansada, envelhecimento, elasticidade e até ferimentos superficiais.

 

Em função da temperatura elevada essa água é expectorante, tratando assim muitos dos problemas respiratórios; e também tem função antifúngica, ou seja ajuda no combate a fungos e bactérias danosas ao corpo.

 

A ingestão da água sulfurosa deve ser moderada, utilizada em tratamentos, com pequenas doses diárias tem um grande efeito no tecido conjuntivo, ajuda na digestão, no funcionamento do fígado e dos rins.

 

Em Poços de Caldas existem fontes da água sulfurosa espalhadas por algumas praças, e ainda há lugares que oferecem procedimentos que utilizam desta água, como o Balneário Doutor Mário Mourão e as Thermas Antônio Carlos. Os serviços são muitos (banhos de imersão, duchas, saunas, massagens, tratamentos faciais, escalda-pés, entre outros) e servem para finalidades variadas, que vão dos tratamentos medicinais aos estéticos.

 

A quantidade de benefícios terapêuticos das águas sulfurosas é enorme, além de ser motivo de orgulho para os moradores e dar visibilidade ao município mineiro, atraindo visitantes de todo país e até do mundo; por isso é importante preservar este, que é um patrimônio natural de Poços de Caldas.

 

Por Beatriz Mendes

 

 

Comentarios está fechado.

Redes Sociais

Twitter

Parceiros