Concurso Fotográfico Poços: Como Eu Te Vejo! – 2019

REGULAMENTO

Introdução

O 8º Concurso Fotográfico ‘Poços: como eu te vejo!’ é um concurso cultural de iniciativa do Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau (Poços CVB), viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com incentivo cultural do Instituto Donato de Oftalmologia e com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas, Ateliê de Software Webgoal e Cristais Cá D’oro, que visa lançar às pessoas um olhar diferente sobre a cidade de Poços, suas belezas naturais, arquitetônicas e históricas.

O Poços CVB é uma associação privada sem fins lucrativos e sem qualquer vinculação político- partidário. É mantida por meio de recursos financeiros vindos das mensalidades das empresas associadas e do room tax, taxa opcional paga pelos turistas nos hotéis associados. Tem como objetivo apoiar a captação de eventos, promover e divulgar a cidade, além de capacitar e treinar os profissionais ligados ao turismo para receber cada vez melhor o visitante.

I – Do objetivo:

1.1 Promover por meio da linguagem visual a importância do Turismo, sua função social e seu valor cultural, político, ambiental e econômico.

1.2 Ampliar o reconhecimento e a valorização da cidade de Poços de Caldas por parte de sua comunidade. A proposta é que crianças, jovens e adultos voltem seus olhares para a cidade e fotografem o que as fazem sentir-se orgulhosas de seu município.

1.3 Envolver moradores, visitantes e turistas através de seus registros de Poços de Caldas a fim de promover a cidade como destino turístico e cultural.

1.4 Divulgar a arte da fotografia e a sua importância cultural e histórica, deixando registrado para a posteridade a cidade de hoje.

II – Do tema:

O concurso fotográfico ‘Poços: como eu te vejo!’ tem como tema o registro da cidade de Poços de Caldas através dos diferentes olhares dos participantes.

III – Da participação:

3.1 O 8º concurso fotográfico ‘Poços: como eu te vejo’ é aberto a qualquer pessoa, podendo participar fotógrafos amadores e profissionais de todo o Brasil, pessoas físicas, sem limite de idade (desde que portadoras de inscrição no CPF) e que poderão inscrever até 05 (cinco) fotografias.

3.2 Não serão aceitas fotografias de empresa/instituição/universidade.

3.3 Não será cobrada nenhuma taxa para a inscrição das fotos.

3.4 É vedada a participação de membros da Comissão Avaliadora e da diretoria e equipe do Poços CVB, bem como os seus parentes de 1º grau (pais, filhos e irmãos), cônjuge, namorado(a) ou companheiro (a) de qualquer circunstância.

IV – Das categorias:

4.1 Os participantes poderão concorrer em 05 (cinco) categorias temáticas, que são:

a) Lugares: fotos que retratam os lugares como praças, parques, prédios, monumentos, paisagens urbanas de Poços de Caldas.

b) Natureza: fotos de fenômenos ou agentes naturais (plantas, animais, paisagens, fenómenos meteorológicos e outros pormenores)  que evidenciem as belezas naturais Poços de Caldas.

c) Imagens Aéreas/Drone: fotos de Poços de Caldas tiradas a partir de veículo aéreo tripulado ou não tripulado.

d) Cultura (contextualização cultural): fotos que retratam a cultura da cidade, como manifestações, movimentos artísticos, artesanato etc.

e) Instagram: imagens livres postadas na rede social com a hashtag #descubrapocos e/ou #descubrapoços.

4.2 O candidato deverá inscrever no máximo 05 (cinco) fotos.

V – Das Especificações:

5.1 As fotografias das categorias Lugares, Natureza, Imagens Aéreas/Drone e Cultura devem apresentar as seguintes especificações:

a) As fotos devem ser submetidas eletronicamente e em alta resolução, nos formatos jpeg e com aresta longa mínima de 1000 pixels;

b) Não serão permitidas fotos panorâmicas;

c) Não serão permitidas fotos com marcas d’água, logotipo, moldura ou texto;

d) As fotos podem ser coloridas ou em preto e branco;

e) Fotos com filtro, efeito e montagem que descaracterizem a realidade da fotografia poderão ser desclassificadas pela Comissão Avaliadora.

5.2 As fotografias da categoria Instagram devem apresentar as seguintes especificações:

a) Deverão ser postadas em formato público (conta aberta);

b) Poderão ser enviadas imagens digitais capturadas por diferentes dispositivos móveis, como câmeras fotográficas, celulares, tablets etc., desde que esteja publicada no Instagram;

c) Todas as fotos devem ser acompanhadas pelas hashtags #descubrapocos ou #descubrapoços;

d) As fotos podem ser coloridas ou em preto e branco;

e) Serão consideradas apenas as fotografias postadas entre 27 de outubro a 20 de novembro;

f) Caso exceda o limite máximo permitido serão consideradas apenas as cinco primeiras fotos.

VI – Da Inscrição e dos prazos:

6.1 O participante deverá preencher a ficha de inscrição online e enviar as fotos pelo site http://bit.ly/pocoscomoeutevejo2019.

6.2 O participante da categoria Instagram deverá preencher devidamente a ficha de inscrição, como nas outras categorias, e inserir o link ou a própria imagem publicada no Instagram, conforme o item 5.2 deste Regulamento.

6.3 Cronograma:

Período de inscrição: 27 de setembro a 20 de outubro de 2019
Julgamento das fotos: 28 a 31 de outubro de 2019
Divulgação do resultado: 06 de novembro de 2019
Entrega de certificados e premiação: a partir de 23 de novembro de 2019

6.4 As fotografias enviadas fora do prazo de inscrição não serão avaliadas.

6.5 Não serão aceitas ou serão desclassificadas as fotografias que não atenderem aos requisitos deste Regulamento e/ou que já tenham sido publicadas em campanhas de publicidade, veículos de massa e/ou premiadas em outros concursos.

6.6 As inscrições que apresentarem informações incorretas, incompletas ou inverídicas serão automaticamente desclassificadas durante o processo de triagem.

6.7. A Comissão Avaliadora poderá alterar a categoria da foto inscrita se julgar necessário.

6.8. Todas as fotos inscritas na categoria Instagram serão avaliadas pela Comissão Avaliadora, sendo que o número de curtidas não será considerado na pontuação final.

VII – Da avaliação:

7.1 A avaliação das fotografias será feita por uma Comissão Avaliadora, coordenada pelo Poços CVB e formada por representantes da:

a) Imprensa
– Jornal Brand-News (Cláudia Camilo);
– Jornal da Cidade (João Gabriel Pinheiro Chagas);
– Poços Já (Juliano Borges);
– TV Poços (Marco Guedes).

 b) Fotógrafos profissionais
– Gil Sibin;
– Jennifer Bueno;
– João Fábio Matheasi;
– Luciana Faria;
– Lúcio Carvalho;

c) Galerias de Artes
– Espaço Cultural Ziriguidum (Dalmoni Lydijusse)
– Instituto Moreira Salles (Marcelo Leme)

d) Secretarias e Conselhos
– Secretaria Municipal de Cultura (Marianna Carvalho);
– Secretaria Municipal de Turismo (Renata Rivero);
– Conselho Municipal de Cultura / Câmara Setorial de Artes Plásticas (Tetê Nassif);
– Conselho Municipal de Turismo de Poços de Caldas (André Carneiro).

e) Apoiadores
– Instituto Donato de Oftalmologia (Fabiana Bertozzi);
– Ateliê de Software Webgoal (Tom Albuquerque);
– Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau (Juliano Silva).

7.2 A Comissão Avaliadora avaliará as fotos observando os seguintes itens: a) coerência com o tema; b) criatividade; c) beleza plástica da imagem; d) emoção captada.

7.3 A Comissão Avaliadora será divida em subgrupos para a votação.

7.4 A Comissão Avaliadora elegerá as 3 (três) melhores fotos de cada categoria.

VIII – Do resultado:

8.1 O resultado será divulgado no dia 6 de novembro e estará disponível no Facebook do Descubra Poços de Caldas e no site (paravoce.descubrapocos.com.br). Os ganhadores serão comunicados por e-mail e/ou telefone.

IX – Premiação:

9.1 Os três melhores colocados de cada categoria receberão um certificado de participação e um troféu de cristal Cá D’oro.

9.2 O autor da melhor foto, entre os primeiros colocados de cada categoria, ganhará um Drone DJI Spark Fly More Combo e um livro sobre fotografia.

9.3 O primeiro colocado de cada categoria – exceto o autor da melhor foto – receberá uma Câmera Esportiva Sjcam Sj5000x4k e um livro sobre fotografia.

9.4 O segundo colocado de cada categoria receberá um Tablet Multilaser e um livro sobre fotografia.

9.5 O terceiro colocado de cada categoria receberá um livro sobre fotografia e um copo térmico em formato de lente objetiva.

9.6 Cada pessoa pode participar do concurso com até 5 (cinco) fotografias, porém, só poderá ser premiada uma única vez, levando em conta a sua maior pontuação e colocação. Exemplo: Se o participante vencer em 1º e 3º lugares, só será premiado em 1º lugar. Desta forma, o 4º colocado assume automaticamente a 3ª colocação.

9.7 Caso o vencedor não retire a premiação até o dia 31 de dezembro de 2019, deverá arcar com os custos de transporte para envio do prêmio. O Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau não se responsabilizará pelo envio, ficando o vencedor totalmente responsável pela escolha da transportadora e pagamento dos custos referentes ao transporte. Não sendo retirado o prêmio em até 3 (três) meses após a divulgação dos vencedores estes serão considerados doação à entidade organizadora do concurso (Poços CVB).

9.8 Caso o produto apresente algum defeito, sobretudo no prazo de garantia, o vencedor será responsável por contatar a assistência técnica, bem como arcar com qualquer custo referente ao concerto.

X – Da divulgação e exposição:

10.1 As fotos vencedoras serão divulgadas em diferentes veículos de comunicação, como sites, redes sociais, imprensa etc.

10.2 As fotos vencedoras farão parte de uma exposição itinerante, que circulará por diferentes lugares e regiões de Poços de Caldas, a ser divulgado posteriormente.

10.3 Todas as fotos vencedoras irão compor um livreto de 16 páginas com tiragem de 1.500 unidades, que será distribuído gratuitamente em diferentes pontos da cidade e em outras ações de promoção de Poços de Caldas.

10.4 Todas as fotos inscritas, vencedoras ou não, poderão ser utilizadas pelo Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau, sempre com referência ao autor da foto, da forma que julgar necessário e por tempo indeterminando. Portanto, o participante inscrito sede, automaticamente, o direito de uso de imagem sem qualquer ônus ao Poços CVB.

XI – Disposições Finais:

11.1 Os participantes deste concurso declaram, desde já, ser de sua autoria a(s) fotografia(s) encaminhada(s) e que a(s) mesma(s) não constitui(em) em plágio ou outra violação de direitos de terceiros.

11.2 Os ganhadores autorizam, desde já, a divulgação de seu nome, foto participante e/ou depoimento, sem qualquer ônus para os organizadores deste Concurso Cultural.

11.3 Casos omissos neste Regulamento serão decididos pelo Poços CVB e pela Comissão Avaliadora, cujas decisões são soberanas e não passiveis de recurso.

11.4 Mais informações sobre o concurso poderão ser solicitadas via e-mail (descubrapocos@gmail.com) ou redes sociais do Descubra Poços de Caldas.