Conheça os vencedores do 13º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas

Com recorde de inscrição, o resultado do 13º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas foi divulgado no último sábado (3) durante uma live transmitida pelo Facebook. O concurso, realizado anualmente pela Café Poços, Prefeitura Municipal, Emater e IF Sul de Minas – Campus Machado, contou com a participação de 54 cafeicultores e o envio de 62 amostras.

A primeira colocação da categoria Café Natural ficou com Wedson Junior Consolini, que atingiu a pontuação média de 86,75. O segundo e terceiro lugares ficaram com Meire Ferreira Marcondes (86,5) e Carmem Lúcia Junqueira Arantes (85), respectivamente.

Já na categoria Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado, a grande vencedora foi Ana Maria Cagnani Leite, com a pontuação de 85,25. Os cafeicultores Edilaine Zaneti Morais (85) e Francisco Otávio Lotufo (84,5) garantiram a segunda e terceira colocações, respectivamente.

Devido à pandemia de Covid-19, o leilão dos cafés premiados também aconteceu pela internet, sendo que as sacas dos microlotes foram arrematadas por valores entre R$ 650,00 e R$ 1.500,00, pelas empresas Café 3 Corações, Bourbon Specialty Coffees e Olam.

O evento de premiação será realizado em breve, após autorização da Secretaria de Saúde de Poços de Caldas.

LIVE

Com transmissão da Virando TV e apresentação de Pedro Bertozzi, a live foi realizada no New York Pub e contou com a apresentação da dupla Wesley & Tiago. Durante o evento online, os participantes puderam conhecer o processo de avaliação dos cafés e ainda tiveram a chance de acompanhar o leilão. Até a manhã desta segunda-feira (5) a live já havia atingido cerca de 5 mil pessoas.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Thiago Mariano, o resultado superou as expectativas e comprova o empenho dos produtores rurais em melhorar e promover os produtos da região. “A décima terceira edição acontece em um ano atípico, porém revelou a força dos cafeicultores de Poços de Caldas, tanto do ponto de vista do número de participantes quanto dos valores do leilão, que ficaram acima da média dos últimos anos. Por isso, nós só temos que parabenizar e agradecer a todos os participantes pelo belíssimo trabalho.”

Em mensagem gravada exibida na abertura da live, o presidente da Café Poços, João Sena, reforçou a importância do município para o setor cafeeiro, sobretudo na produção de cafés especiais. “Poços de Caldas é referência. Nós temos um clima excepcional, terras muito boas e, o mais importante, altitude. Isso faz com que os nossos cafés sejam reconhecidos no mundo inteiro”, disse ele, agradecendo aos participantes e também às empresas que colaboraram para a realização do 13º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas.

Com patrocínio de Donato Hospital de Olhos, Sicredi, Café Caldense e Café Poços, o 13º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas é realizado pela Café Poços, Prefeitura Municipal, Emater e IF Sul de Minas – Campus Machado e conta com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais, Sebrae, Associação Cafés Vulcânicos da Região de Poços de Caldas, Confraria do Café do Sul de Minas, Bourbon Specialty Coffees, Cristais São Marcos, Yoorin e New York Pub. Mais informações em www.facebook.com/concursocafespocosdecaldas.

PREMIADOS

Categoria Café Natural
1º lugar – Wedson Junior Consolini – 86,75
2º lugar – Meire Ferreira Marcondes – 86,5
3º lugar – Carmem Lúcia Junqueira Arantes – 85

Categoria Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado
1º lugar – Ana Maria Cagnani Leite – 85,25
2º lugar – Edilaine Zaneti Morais – 85
3º lugar – Francisco Otávio Lotufo – 84,5

Comentarios está fechado.