Duo Faria-Batiston apresenta a música do oriente em concerto didático digital

O Duo Faria-Batiston, formado por Leonardo Faria (flauta) e André Batiston (violão), lança no sábado (12), às 15h, o primeiro vídeo de uma série de três concertos didáticos para apresentar a música instrumental do mundo, interpretando e contextualizando obras de compositores de diversas nacionalidades, busca mostrar ao público as particularidades de obras escritas para flauta e violão a partir de diferentes identidades musicais espalhadas por três continentes e situadas em contextos históricos distintos. 

O primeiro deles é a Música do Oriente e estará disponível no canal do Duo Faria-Batiston no Youtube. 

O concerto traz três obras, uma tradicional chinesa, uma tradicional japonesa e uma última do compositor Michio Miyagi, que além de tocar excepcionalmente bem o koto (instrumento japonês), foi o responsável por revolucionar a música do Japão, especialmente a escrita para esse instrumento, trazendo novas técnicas de execução e harmonia mais elaborada. 

Os concertos didáticos seriam apresentados em escolas da rede pública de ensino neste ano, mas com a pandemia do Covid-19 foram adaptados para versão online com criação de conteúdos para transmissão nas redes sociais e canais de vídeo.  

Segundo Leonardo Faria, “a ideia de apresentarmos concertos que remetem uma volta ao mundo é justamente para mostrar um pouco das características da diversidade e riqueza da música dos mais diversos países, além de ser uma oportunidade para divulgar nosso trabalho. Para este primeiro material escolhemos obras que possuíam fortes características da música tradicional do oriente, especialmente a japonesa e chinesa. São obras que usam muito a escala pentatônica e que foram escritas para instrumentos tradicionais destes países. Assim, selecionamos transcrições de obras que foram escritas na maioria para koto (instrumento de cordas) e para a shakuhachi (instrumento de sopro parecido com a flauta doce europeia) e esperamos que o público aprecie”. 

Os outros dois concertos didáticos, com músicas das Américas e Europa, serão divulgados ainda em dezembro. 

A proposta ‘Duo Faria Batiston e a Música do Mundo’ é viabilizada por meio da Lei Municipal de Cultura de Poços de Caldas, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e incentivo cultural da empresa Ouromix Concreto Usinado, com produção executiva de Chiara Carvalho (Carvalho Agência Cultural). 

Para saber mais e acompanhar o trabalho do Duo Faria-Batiston siga as redes sociais @duofariabatiston. 

Comentarios está fechado.