Evento científico mundial será realizado em restaurantes de Poços de Caldas em colaboração com a UNIFAL-MG

Devido ao sucesso da edição anterior, o festival mundial de divulgação científica Pint of Science ocorre, mais uma vez, em Poços de Caldas nos dias 20, 21 e 22/05. O objetivo do evento, que possui colaboração da UNIFAL-MG, é atrair o público para um bate-papo sobre as descobertas científicas a fim de esclarecer dúvidas sobre diversas áreas do conhecimento. Neste ano, os estudiosos conversam sobre agrotóxicos, vacinas, educação inclusiva, feminismo, arqueologia, nutrição, saúde, economia, desastres ambientais, filosofia, entre outros.
 

A proposta do festival, ao discutir tais assuntos, é aproximar a ciência aos interessados por essas questões. De acordo com coordenador do Pint of Science de Poços de Caldas, Prof. Cássius Miquele de Melo, do Instituto de Ciência e Tecnologia do campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG, o evento “é uma oportunidade de o público conversar com os cientistas, entender como funciona a pesquisa científica e descobrir as dificuldades e as belezas da ciência. Tudo isto de forma descontraída”.
 

Segundo o professor Ihosvany Camps, do Instituto de Química, é por essa característica de conversar sobre ciência informalmente que o festival deve ser realizado fora dos muros das universidades e em espaços como bares e restaurantes.
 

Essa fórmula fez sucesso na região e Poços de Caldas alcançou a maior média de público no estado de Minas Gerais: em 2018, foi registrado o número de 165 pessoas por bar em cada noite. A boa recepção pelo público consagrou o evento e, nesta edição, mais estabelecimentos receberão o festival.
 

Em Poços de Caldas, o evento será realizado nos espaços Bones Cervejaria, Justo no Terraço e New York Pub.
 

Sobre o evento
 

O Pint of Science surgiu em 2013, por meio de uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra que realizavam encontros sobre doenças neurodegenerativas. No Brasil, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos promoveu o primeiro encontro em 2015. Desde então, o evento se expandiu e conquistou o público pela forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas. Em 2016, sete municípios participaram da programação; em 2017, o festival esteve em 22 cidades e, em 2018, o número aumentou para 56 participantes. Neste ano, o Brasil ocupa o primeiro lugar, pois 85 cidades recebem o festival, enquanto a Espanha fica em segundo lugar, com 72.
 

Sobre a organização do Pint of Science, o professor Cássius Miquele relata que há uma mobilização complexa: o projeto conta com uma equipe nacional de dez pessoas, sete coordenadores regionais, coordenadores dos municípios participantes e, ainda, coordenadores de cada estabelecimento que recebe o festival. “São voluntários, muitos estudantes de pós-graduação e envolvidos na área científica das melhores Universidades do país, com o objetivo de explicar para a população como a Ciência funciona e quais são suas novas descobertas”, finaliza.
 

É interessante ressaltar que a entrada no evento é gratuita, mas o participante paga o que for consumido nos estabelecimentos. Além disso,  não há emissão de certificado de participação.

 

Programação
 

Local: Bones Cervejaria
Endereço: Av. Monsenhor Alderige, 14 – Jardim Country Club, Poços de Caldas – MG
Horário: A partir das 19h
20/05: “Por que o feminismo incomoda tanto?” e “O Agro nem sempre é pop: o agrotóxico nosso de cada dia”
21/05: “Desastres Ambientais: O que (não) aprendemos” e “A interdisciplinaridade, a Matemática a Física, a Geologia, a preservação e a remediação”
22/05: “Violência e saúde mental” e “Laser e Aplicações: Passado, Presente e Futuro”

 

Local: Justo no Terraço
Endereço: Av. Dr. Reinaldo Amarante, 410 – Da Saúde, Poços de Caldas – MG
Horário: A partir das 19h
20/05: “Ciência e Pseudociência / Terapias Quânticas: Mito ou Verdade”
21/05: “O que são e como funcionam as vacinas?” e “Genoma Humano e Medicina Preventiva (Vamos falar do CRISPR???)”
22/05: “O que é, de fato, educação inclusiva?” e “A ciência por trás da Previsão do Tempo”

 

Local: New York Pub
Endereço: R. Rio de Janeiro, 243 – Poços de Caldas – MG
Horário: A partir das 19h
20/05: “Vou virar o Hulk? Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes” e “Algarismos significativos: para que servem?”
21/05: “Clima Espacial” e “Don’t Worry, (if) BEE happy: a importância das abelhas em nossas vidas”
22/05: “Buracos negros e ondas gravitacionais” e “E os robôs? Precisamos de um plano…”

 

Comentarios está fechado.

Redes Sociais

Twitter

Parceiros