Evento online discute a situação da mulher negra na sociedade


O Centro Cultural Afro Brasileiro Chico Rei realiza a 2º Edição do Prosa Preta em homenagem ao dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e de Tereza de Benguela

No próximo dia 25 de julho, sábado, o Centro Cultural Afro Brasileiro Chico Rei vai realizar a 2º edição do evento online Prosa Preta com o tema “Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e de Tereza de Benguela”. O evento acontece ao vivo, a partir das 16h, pelo canal do youtube do Chico Rei e contará com a presença Maria Matos (educadora física e contramestre de capoeira) e Teici Freitas (licenciada em história e angoleira).


Com o objetivo de dialogar sobre as vivências das mulheres negras e pautar o dia 25 de julho, às participantes vão contribuir com percepções múltiplas sobre o tema através das suas experiências de vida. A ideia principal do bate papo é aproximar a pauta sobre o tema para nossa realidade local e promover a conscientização sobre a importância deste debate para superar os grandes desafios relacionados à gênero e raça.


Para Thais Costa, diretora do Centro Cultural Afro Brasileiro Chico Rei “o evento é uma oportunidade de dialogar sobre como ser mulher negra, principalmente no Brasil, é um grande desafio e entender como uma sociedade racista e machista faz com que a mulher negra seja o grande foco das desigualdades, tanto sociais como econômicas.” Ainda segundo ela, “nós precisamos pautar constantemente figuras históricas como Tereza de Benguela, para que nossa luta seja reverenciada e não invisibilizada.!


O dia 25 de julho foi reconhecido como Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, por ocasião do 1º Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, realizado em Santo Domingo (República Dominicana), em 1992. No Brasil, em 2014, a data também foi estabelecida pela Lei nº 12.987/2014 como Dia Nacional de Tereza de Benguela, símbolo de resistência e representatividade da mulher negra e indígena no país, reforçando a importância em celebrar as conquistas e denunciar as violências.

Esta é a 2º edição do Prosa Preta e novas edições mensais estão sendo organizadas. O evento é realizado pelo Centro Cultural Afro Brasileiro Chico Rei, que atua em Poços de Caldas desde 1963, e contará com a mediação da psicologa Stefany Mathias.

Serviço

● Evento Prosa Preta: Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e de Tereza de Benguela

● Data: 25 de julho (sábado)

● Horário: Das 16h às 17h

● Local: Transmissão ao vivo pelo Youtube do Centro Cultural Afro Brasileiro Chico Rei

Facebook: @ccabchicorei

Canal Youtube: https://bit.ly/CCAByoutube



Comentarios está fechado.