Exposição conta quase três décadas de história de Poços de Caldas pelo recorte da arquitetura e patrimônio construído por Otávio Lotufo

O Paço do Saber –Espaço cultural do Paço das Águas Shopping realiza exposição em homenagem a Otavio Lotufo, Engenheiro Arquiteto paulistano que participou da construção de Poços de Caldas durante o século passado.

Nascido em 1909, em São Paulo, filho de imigrantes italianos, o Engenheiro Arquiteto formado pela Universidade Mackenzie foi casado com Maria Nelly Junqueira de Barros Cobra, motivo pelo qual parte de sua história está registrada nesta cidade.

Graças ao cuidado com que os projetos e outros documentos foram preservados nos arquivos da Richter & Lotufo Ltda. Arquitetura e Construções e as memórias de seu filho, o Arquiteto Urbanista Francisco Otávio Lotufo, foi possível tornar pública e preservar quase quatro décadas da história de Poços de Caldas pelo recorte da arquitetura e patrimônio construído por Otávio Lotufo.

São realizações do engenheiro arquiteto e sua empresa: a Praça de Esportes Minas Gerais, hoje denominado Country Club, inaugurada no final da década de 1930; a Estação Aeroporto, inaugurada em 1938; o Cassino da Urca, em 1942; o Grande Hotel Minas Gerais, datado de 1943; a Igreja Matriz e o Seminário Menor Nossa Senhora da Esperança dos Oblatos de Maria Imaculada– OMI, atualmente campus Poços de Caldas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, a PUC Minas, em 1960.

O material compilado por Angela Caruso, que também assina a curadoria da exposição, consta de histórico, fotos e um conjunto de cópias, cuidadosamente selecionadas, dos originais das plantas das seis obras símbolos de uma época, assinadas pela Richter & Lotufo Ltda. Arquitetura e Construções.

A família Lotufo permanece contribuindo para a expansão da cidade dando continuidade ao legado deixado pelo antepassado ilustre, nas atividades de arquitetura e construção, tal qual o moderno complexo Paço das Águas e sua atual expansão, no setor hoteleiro com o hotel Ibis, primeiro e único hotel de bandeira internacional da cidade e na produção de café especiais da Fazenda Barreiro.

A exposição acontece no Paço do Saber até 03 de fevereiro 2020.

Agenda:

Exposição: Otavio Lotufo – Legado Poços de Caldas

Abertura: 12/11/2019 às 19h30

De 13/11/2019 a 03/02/2020

Rua Junqueira, 500 – Centro – Poços de Caldas, MG – diariamente das 10 às 21h

Outras informações:

Curadoria Angela Caruso

Arte gráfica: Andrea Ferreira

Tratamento das imagens: Daniel Malva e Daniel Rossi (Estúdio Oca – SP)

Pesquisa de documentação histórica: Angela Caruso

Expografia: Angela Caruso e Andrea Ferreira

Comentarios está fechado.