Exposição multimídia homenageia escritoras mineiras em Poços

Neste sábado (23), às 11h, ocorre o lançamento da exposição multimídia Ocupa Minas, na Biblioteca Centenário, no Complexo Cultural da Urca, em Poços de Caldas, com uma homenagem a 10 escritoras mineiras contemporâneas. Em formato híbrido, a mostra idealizada pela produtora cultural Leila Vilhena traz, além de cartazes feitos por 10 ilustradoras de diferentes regiões brasileiras, podcasts sobre a vida e obra das autoras. 

A iniciativa é parte da Ocupa Beauvoir, que desde 2018 realiza trabalhos na tentativa de promover as mulheres no mercado literário e editorial. A escolha das escritoras homenageadas foi feita pela jornalista Jéssica Balbino, num trabalho de curadoria para identificar quem são alguns dos nomes expoentes no Estado de Minas com a sua literatura. 

Entre as autoras selecionadas estão Nívea Sabino, Stella Maris Rezende, Marina Carvalho, Madu Costa, Lorena Otero, Daniela Arbex, Conceição Evaristo, Cidinha da Silva, Ana Maria Gonçalves e Adriane Garcia. 

Os visitantes poderão não apenas visualizar os cartazes, mas se envolver de forma interativa na exposição, ouvindo, na biblioteca, os podcasts gravados especialmente para este projeto.

MIMOS
Quem passar pela biblioteca, nos próximos meses, além de conhecer a história e os trabalhos dessas escritoras, poderão levar para casa cópias dos cartazes que fazem parte da exposição. Já para quem for ter a experiência virtual com o projeto, terá a oportunidade de fazer download dos cartazes.

Nós pensamos em uma exposição que pudesse sensibilizar e incentivar a todos conhecerem e valorizarem as escritoras maravilhosas que temos no estado de Minas e que não são tão cultuadas frente aos escritores, o que é bem comum, de uma forma em geral, infelizmente.

Por isso deixamos aqui o convite, visitem a exposição, conheçam essas mulheres e lembrem-se sempre: leiam mulheres. Ver o mundo na perspectiva da mulher é ver o mundo com outros olhos, e contribui para a gente repensar uma sociedade menos machista. 

Serviço – A exposição funcionará em formato híbrido, pode ser visitada virtualmente em qualquer lugar do mundo a partir do site www.ocupaminas.com ou presencialmente, a partir de segunda-feira (25) na Biblioteca Centenário das 8h às 17h.  

Comentarios está fechado.