Exposição no Arte Ziriguidum recebe público para visitação

O Arte Ziriguidum inaugurou na última semana a exposição ‘Produto Disruptivo’, da artista plástica Dalmoni Lydijusse, e segue recebendo visitas até o dia 13 de julho. Com entrada gratuita, há apenas necessidade de agendamento prévio, tendo em vista os protocolos sanitários do espaço para combate à Covid-19. 

A exposição apresenta nove retratos em pinturas criadas pela artista plástica, e ao lado delas nove textos escritos pelas pessoas retratadas. A experiência subjetiva desse encontro das duas linguagens, a leitura da imagem, mais a leitura do texto, tem levado quem já visitou a exposição a uma experiência emotiva. 

De acordo com Letícia Rossi, professora, psicóloga e artista, que visitou a exposição, “eu vejo aqui as importantes pautas da atualidade”. 

Outro visitante, o jornalista Clóvis Vieira comenta que viu “retratos de pessoas que já eram ou que se descobriram poetas. E essa descoberta, se assim foi, deu-se durante a pintura, ao posarem pra ela”. 

‘Produto Disruptivo’ traz a fase criativa da artista plástica Dalmoni Lydijusse neste momento de retomada ao seu processo de criação, absorvido nos últimos tempos pela rotina de aulas e intermediação dos processos de outros. As visitas podem ser agendadas até 13 de julho. 

Dalmoni se utiliza do termo disruptivo, normalmente ligado à área da inovação e tecnologia, para fazer referência às pessoas disruptivas, aquelas capazes de propor inovações em patamares totalmente diferentes, especialmente para sua vida, seu trabalho e para a sociedade.  

A proposta está sendo executada com recursos da Lei Aldir Blanc no âmbito do estado de Minas Gerais, Edital LAB nº 15/2020 – Seleção de Espaços Culturais de Apresentação Artística, conta com o apoio financeiro da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Governo Federal, através da Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo, em produção conjunta do Arte Ziriguidum e da Carvalho Agência Cultural. 

LIVES

A exposição conta ainda com lives semanais, que esta nesta quinta-feira (20) recebe o psicólogo e psicanalista Celso Patelli.  A transmissão ao vivo é pelo Instagram @arteziriguidum e tem como objetivo divulgar o trabalho, que contou com a produção coletiva das pessoas retratadas. 

O objetivo das lives é divulgar cada um dos convidados e também convidar as pessoas a visitarem o Arte Ziriguidum, que, devido à pandemia, não teve qualquer trabalho exposto há mais de um ano. Além destas lives, mais dois encontros com bate-papos serão realizados na próxima semana. 

Comentarios está fechado.