Exposição reúne maquetes de patrimônios culturais de Poços de Caldas

O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas recebe a exposição “Maquetes do Patrimônio Construído – Artesão Adjar Juarez Silva”. A mostra integra a programação da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

A exposição é composta por maquetes detalhadas de prédios históricos como o Palace Casino, Prefeitura, Coreto, antigo Mercado Municipal, Casa de Chá do Recanto Japonês e antiga Casa Paroquial, produzidas pelo artesão Adjar Juarez Silva e acompanhadas por informações sobre os bens materiais.

Adjar nasceu em 1953 na cidade de Dores de Campos, Minas Gerais e mudou-se para Poços de Caldas em 1974. Ele conta que o trabalho com maquetes começou como um hobby há três anos e, no decorrer do tempo, foi aperfeiçoando a arte. Baseando-se em fotos e visitas aos prédios, ele reproduz em madeira os ornamentos e detalhes das edificações históricas mais importantes da cidade.

A exposição é um das cinco ações do município de Poços de Caldas inscritas na 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. “Ao conhecermos as maquetes do Seu Adjar, identificamos de que se tratavam exatamente do que se propõe a jornada: alguém sensível ao patrimônio cultural de Poços de Caldas, que ele registrou com a sua arte, de forma dedicada e apaixonada”, ressalta a coordenadora da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento da Seplan, Lícia Tereza Perote de Almeida.

Serviço
Exposição “Maquetes do Patrimônio Construído – Artesão Adjar Juarez Silva”
Data: de 26 de agosto a 19 de setembro
Local: Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas (Rua Padre Henry Mothon, s/n – Centro).
Horários de visitação disponíveis no @museudepocosdecaldas.

Comentarios está fechado.