“Flipoços 15 Anos perto de você!” campanha virtual vai aproximar público de autores e convidados especiais


A curadoria do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas que completa 15 anos em abril vai promover virtualmente encontros com diversos autores, entre os que fazem parte da história do Festival e os que farão parte da programação nessa edição que foi transferida inicialmente para 15 a 23 de agosto, mas com possibilidade de nova transferência de data, dependendo do desenrolar da situação da pandemia.


A programação começa dia 25 de abril, às 19h, com live no instagram e o primeiro convidado é Milton Hatoum, que faz parte da história do Flipoços: esteve em Poços de Caldas em 2010 e depois foi Patrono em 2017.
A campanha “Flipoços 15 anos perto de você”, quer aproximar o público visitante do Festival com os convidados e os leitores dos autores, mostrando um pouco da maravilhosa história do festival que hoje é considerado um dos mais importantes do Brasil e já recebeu os maiores escritores do País e e do exterior.


Além disso, o festival virtual vai promover conversas com autores portugueses e moçambicanos, personagens importantes que enfatizam uma das principais características do Festival, a valorização da Língua Portuguesa. Segundo a curadora do Festival e realizadora do Festival, Gisele Ferreira da GSC Eventos, pensou em fazer essa campanha para aliviar um pouco sua própria angústia já que em tempos normais, nesse momento estariam dezenas de pessoas em um trabalho frenético de pré-produção da Feira do Livro e do Festival. “Esse silêncio no qual fomos obrigados a enfrentar nesse momento, grita dentro de mim, e de alguma maneira quero externar essa energia contida trazendo virtualmente um pouco do Flipoços para o público em geral e todos aqueles que esperavam pelo Festival agora em abril” conta ela.


O festival que abre o Calendário Nacional das festas e festivais literários no Brasil, aconteceria de 25 de abril e 03 de maio e estava com uma programação 100% fechada e especialmente, construída com muito cuidado e carinho, para festejar os 15 anos do festival que tem como temática “Mulher e Literatura, da Poesia ao Poder” preparada para dar todo o destaque às mulheres não só da Literatura como de várias áreas importantes da sociedade. “Uma pena essa interrupção abrupta de todo esse processo que vinha sendo montado desde junho do ano passado, conta Gisele, mas esperamos amenizar um pouco esse vazio, com esses encontros virtuais com convidados muito especiais”.


A programação do festival virtual “Flipoços 15 anos perto de você” contará com lives de 25 de abril a 03 de maio, sempre às 19h, na página do @flipocos no Instagram.
Os convidados são:
Dia 25.04 – Milton Hatoum
Dia 26.04 – Pretinhas Leitoras (irmãs do morro da providência do Rio de Janeiro)
Dia 27.04 – Conceição Evaristo

Dia 28.04 – Alexandre Rabelo
Dia 29.04 – Patrick Santos
Dia 30.04 – Flavia Mantovani
Dia 01.05 – Afonso Cruz (escritor português)
Dia 02.05 – Nélida Piñon
Dia 03.05 – Monja Coen


Ao contrário das lives literárias em que se fala das obras e intersecções delas com o público e seus personagens, a idéia do “Flipoços 15 Anos perto de você” é explorar a vida dos convidados, suas origens, suas relações familiares, hobbies, quem são e o que pensam da vida daqui para frente.
“Acredito que pode sair muita coisa boa dessas conversas nesse momento de tanta introspecção e as pessoas poderão conhecer melhor quem são as verdadeiras pessoas por trás das escritas, das histórias e a realidade, que muitas vezes vem de encontro com a nossa realidade. Tenho certeza que
a platéia vai gostar”, enfatiza Gisele Ferreira, curadora do Flipoços.


Além da lives pelo Instagram @flipocos, a programação do Flipoços virtual lança também no dia 25, a “Exposição Mulheres Bordadas” no facebook /feira.flipocos em album com 81 fotos das obras de bordadeiras e bordadeiros de todo Brasil que contribuíram com o Ciclo Mulher, Literatura e Bordados coordenado pela co-curadora Beatriz Telles.


E ainda, o lançamento do Storytelling que apresenta um pouco da história do Festival. Tudo isso nas redes socias do Flipoços (Facebook, Instagram, Twitter e o canal YouTube) e também no site www.flipocos.com

Comentarios está fechado.