Flipoços Verde antecipa as atividades do Festival Literário com eixo temático sobre Meio Ambiente

O Flipoços Verde acontece nos próximos dias 23 e 24 de junho com temas atuais relacionados ao Meio Ambiente e participação especial de escritores, jornalistas, ativistas, educadores e pesquisadores. Dentre os temas estão: “Antecipando a catástrofe ambiental. Como a literatura apresenta as grandes questões ambientais do Brasil e do mundo?”, com o jornalista Fernando Gabeira e o economista Eduardo Moreira.

Outra mesa é “A Imprensa na Crise do Clima”, com a participação dos jornalistas de Moçambique, Francisco Mandlate, de Cabo Verde, Margarida Fontes e a brasileira Ana Carolina Amaral. A mediação será do presidente do Fórum da Energia e Clima, de Portugal, Ricardo Campos.

Outro convidado especial é o fotógrafo Érico Hiller que, em 2008, realizou um longo ensaio documental sobre as tensões sociais em grandes cidades da Argentina, do Brasil, da China, Índia, México e Rússia. Entre 2011 e 2012 esteve no Ártico, na Tanzânia, na Etiópia, nas Maldivas e na Mata Atlântica retratando regiões ameaçadas. Essas expedições pelo mundo – em mais de 50 países — propiciaram a publicação de três livros: Emergentes (2008), Ameaçados (2012) e A Jornada do Rinoceronte (2016). Algumas de suas fotos compuseram a exposição Diários de Viagem, na Leica Gallery, em São Paulo.
No Brasil, seus registros já foram veiculados nas revistas National Geographic, Marie Claire e Rolling Stone, entre outras publicações.

A programação vai ainda contar com o minicurso “Adiando o fim: a literatura indígena como estado de emergência” com Lívia Penedo Jacob. ela fará uma análise das produções indígenas brasileiras contemporâneas em correlação com as ideias presentes na obra Diante de Gaia: oito conferências sobre a natureza no antropoceno de Bruno Latour. Serão abordadas as produções recentes de Ailton Krenak, Kaka Werá Jecupe, Eliane Potiguara, Marcia Kambeba, Olívio Jecupé, dentre outros autores. Oferecimento da Nós Educação.

A Nós Educação é uma empresa de professores para professores, que trabalha no sentido de pensar a Educação de forma diferente e fazer o melhor quando ajudam a preparar os educadores para as exigências do mercado de trabalho.

O Flipoços Verde é um dos quatro ciclos temáticos deste programa. O primeiro ciclo foi o Flipoços Clássicos que aconteceu no mês de abril. Os próximos ciclos confirmados são: Flipocinhos Educação (25 e 26 de agosto) e Flipoços Noir (27 e 28 de outubro).

Confira a programação completa do Flipoços Verde em http://www.flipocos.com/pages/flipocosverde.html . Todos os debates estarão disponíveis com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube do Flipocos, assim como também pelos canais ou redes sociais das entidades parceiras.

Comentarios está fechado.