IMS Poços inaugura a exposição coletiva ‘A céu aberto’

O Instituto Moreira Salles está com uma nova exposição a partir deste domingo (5) em Poços de Caldas (MG). “A céu aberto” reúne o trabalho de 16 fotógrafos do Sul de Minas no Chalé Cristiano Osório, que fica nas dependências do instituto. A visitação é gratuita sempre de terça a domingo, das 13h às 17h.

 

Foto: Leila Silvia Latuf

Foto: Leila Silvia Latuf

“A céu aberto” resulta de discussões promovidas durante o curso semestral de fotografia oferecido gratuitamente pelo IMS.  Os trabalhos da última turma começaram a ser desenvolvidos em 2016 e foram concluídos no início do ano.

 

“Sensibilidades distintas postas em diálogo por meio da fotografia e da palavra, mostrando que, ao invés de ilustrar, as imagens podem nos surpreender, apresentando modos de ver que talvez também nos pertençam”, escreveram na apresentação da exposição os curadores Luciano Costa e Mara Rita Guimarães, professores do curso de fotografia.

 

A céu aberto é o resultado de um profícuo diálogo entre aprendizado técnico e poética pessoal e se inspirou na poesia de três grandes nomes do gênero: Walt Whitman (1819-1892), Manoel de Barros (1916-2014) e Mario Quintana (1906-1994). A mostra convida o visitante a um íntimo encontro com a relação que cada fotógrafo estabelece com a ampla, e nem sempre clara, vastidão do céu. Inspirada na plenitude de possibilidades que o tema encerra, as obras exploram a atenção às minúcias, a vastidão dos horizontes, a delicadeza dos objetos, os inumeráveis jogos de luz e sombra, os hábitos e os esquecimentos cotidianos.

 

 

Participam da exposição: Antonio Pires, Brenno Britto, Cássia Viti, Claudio Ferro, Elisa Vilas Boas, Evaine F. Paiva, Gabriel Di Lorenzo, Ivone Yamamoto, Leila Latuf, Roberto Neri, Rodrigo Coppola, Sergio Camargo Jr., Telma Azevedo, Thallita Prado, Vanessa Marques e Verena Gyárfás.

 

 

Exposição A céu aberto

Curadoria: Luciano B. Costa e Mara Rita Guimarães

Expografia: Teodoro Stein Carvalho Dias

De 4 de março a 4 de junho

De terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 13h às 20h

Instituto Moreira Salles – Poços de Caldas

Rua Teresópolis, 90, Jardim dos Estados

 

Fonte: IMS / G1 SuldeMinas

 

Comentarios está fechado.