Mostra discute moda sustentável em parceria com Fashion Revolution em Poços, MG

Para discutir moda, economia criativa e sustentabilidade, a Mostra Integrada de Artes, a MIA, recebe nesta sexta-feira (30) às 14h30, nas Thermas Antonio Carlos, palestra sobre o Impacto do comportamento do consumidor na sustentabilidade, com parceria do movimento global e sem] fins lucrativos Fashion Revolution, que tem como embaixadora em Poços de Caldas a empreendedora social, Marlene Pintinha.

O encontro, que tem entrada gratuita, recebe palestras com Zi Marcon e Helena Porto além de uma roda de conversa sobre moda  com convidados do Instituto Arvorecer. Estão confirmadas também as presenças de Raquel Barros, Juliana Medina e Cássia Vitti. A entrada é gratuita.

Conforme explica Marlene Pintinha, o Fashion Revolution faz campanha pela reforma sistêmica da indústria da moda, com foco na necessidade de maior transparência na cadeia de suprimentos da moda.

“É um movimento que ocorre no mundo todo e que vai além da moda, discutindo a indústria, o meio ambiente, os resíduos têxteis, consumo consciente, economia circular, sustentabilidade, upcycle e, claro, economia criativa”, destacou.

Para a diretora da mostra e gestora cultura, Chiara Carvalho, trazer a moda para o evento amplia também o entendimento sobre o que é cultura.“Muitas vezes se tem a ideia de que moda é algo supérfluo, mas ela está intimamente ligada à cultura”, disse.

Show Carol Panesi

Ainda nesta sexta-feira ocorre na MIA o show com Carol Panesi e grupo no Teatro Benigno Gaiga às 20h30, no Espaço Cultural da Urca.

Vencedora do Prêmio Profissionais da Música – PPM 2018 como AUTORA, vencedora do Prêmio Mimo Instrumental 2018,  multi- instrumentista, compositora, arranjadora, Carol Panesi tem como formação a música universal difundida pelo Hermeto Pascoal.

Carol Panesi & Grupo é formado pelos instrumentistas expoentes da nova geração: Guegué Medeiros (bateria), Jackson Silva (contrabaixo) e Fábio Leal (guitarra).

Finalista do Samsung E-Festival Instrumental 2017, o grupo vem se apresentando em Teatros e Casas de Show como JazzB (SP), Museu da Casa Brasileira (SP), Parque das Ruínas (RJ) e Festivais como: Festival Internacional de Compositoras – Sonora (RJ) e Festival Jazz a la Calle – Mercedes (Uruguai 2018 e 2019).

O repertório, autoral, navega pelos mais variados estilos musicais como:  forró, jazz, choro e samba.


Multi-instrumentista, compositora, arranjadora, natural do Rio de Janeiro, Carol gravou diversos CDs, DVDs, dentre eles “Mundo Verde Esperança” de Hermeto Pascoal e e dividiu o palco com grandes nomes do cenário musical brasileiro e internacional, dentre eles Hermeto Pascoal, Edu Lobo, Nicolas Krassik, Gabriel Grossi, Clarice Assad, Jongo da Serrinha, Lea Freire…

Em novembro de 2017 gravou seu primeiro disco autoral Primeiras Impressões, que contou com as participações de Hermeto Pascoal, Lea Freire e Quarteto Iapó. E foi lançado no Festival de Música de Ourinhos, no Sesc Instrumental, Sesc Santos, Mimo Paraty, Sampajazz Fest…

Sobre a MIA

O evento tem a direção da gestora cultural Chiara Carvalho e é viabilizado pelo edital para concessão de patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas. Há, também, parceria com empresas da cidade e apoio do Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau, Instituto Moreira Salles (IMS/Poços), Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, Atelier Obra 255, New York PUB, Espaço Cultural Ziriguidum, Sindicato de Hotéis, além de cafés e restaurantes da cidade.

A Mia conta com coordenação geral do músico Breno Scalla Oliani, tendo, ainda, produção executiva de Jesuane Salvador e, como equipe de curadores Eduardo Sueitt (música), Luciana Faria (fotografia), Fábio Guedes (artes plásticas) e Marcelo Leme (audiovisual).Mais informações: https://medium.com/@mostradeartesintegradas

Comentarios está fechado.