O Ensaio Visual, com Mariana Chama

A oficina vai abordar diferentes maneiras de construir um ensaio fotográfico, tendo em vista obras exemplares da história da fotografia bem como a produção dos participantes. Recursos de edição, escolha do tema e modos de formalizar o ensaio pessoal são alguns dos pontos a serem abordados.


Os participantes terão a oportunidade de desenvolver seus projetos a partir de discussões coletivas, exercícios práticos e elaboração de livros artesanais, os quais conferem uma experiência de tempo e ritmo ao ensaio visual. Observação: os participantes deverão apresentar no primeiro encontro um conjunto de imagens impressas (sem restrição de formato ou qualidade de impressão) que será utilizado durante a atividade.


Programa

Aula 1 – Introdução ao conceito de ensaio. Projeção dos livros The Americans, de Robert Frank e American Prospects, de Joel Sternfeld. Encaminhamento do projeto de todos os participantes.
Aula 2 – Pequenas histórias: Once, de Wim Wnders e A Shimmer of Possibility, de Paul Graham. Exercício coletivo de edição e acompanhamento dos projetos.
Aula 3 – Elaboração dos bonecos de livro e apreciação dos trabalhos desenvolvidos durante o curso.


Sobre Mariana Chama

Fotógrafa e mestre em Poéticas Visuais pela ECA-USP. Sua pesquisa em ensaio fotográfico tem se desenvolvido junto à produção de livros artesanais, como Mágico e A mulher na janela e a chuva.


Como se inscrever?

Pelo site do ims.com.br

Datas: 13, 14 e 15 de Agosto
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Sala de Estudos
Capacidade: 16

Comentarios está fechado.