Como parte do Festival Poços Curta em Casa, projeto do jovem congadeiro, Renato Felipe estreia nesta semana, sendo fruto das políticas emergenciais da cultura, com participação de Tiago de Paula e Pedro César.
Proposta audiovisual artística aborda memória familiar congadeira e novos rumos oferecidos pelas juventudes ao darem continuidade ao saberes de seus antepassados.
O material vai ao ar no dia 29 de Julho às 19h, e é concebido enquanto uma ação voltada ao segmento da cultura popular congadeira de Poços de Caldas, com foco principalmente no conhecimento musical que envolve a congada na cidade e as trajetórias afetivas e individuais que as compõem. O projeto traz para o vídeo leituras juvenis sobre a história, os ritmos, os ensinamentos, a transmissão de conhecimento, a prática com os instrumentos, cantos e rezas que compõe a sonoridade congadeira.
O projeto entende que manifestações congadeiras são parte das heranças de matrizes ancestrais negras do município e que, enquanto organizações de resistência, necessitam de ações de valorização do seu arcabouço de saberes.
Ficha técnica:
Artista e proponente: Renato Felipe Pereira dos Santos
Artistas participantes: Pedro César, Tiago de Paula Pereira
Captação e edição: Brisa Carvalho
Produção: Gabriela Acerbi Pereira
Colaboração e participação: Clécios