Projeto Composição Ferroviária é habilitado para o Prêmio Nacional do Turismo 2019

O projeto Composição Ferroviária que acontece em Poços de Caldas há 6 anos termina 2019 com muito a comemorar. O projeto atinge a marca de 34 edições realizadas desde 2014 e também a implantação em mais duas cidades mineiras – Itaúna e São Lourenço.

Pautado na preservação de dois grandes patrimônios culturais mineiros – a Música Popular Brasileira e a tradição do trem de ferro – o Composição Ferroviária é um ponto de convergência de um público selecionado (em média 800 pessoas por evento), de bom gosto musical e gera um grande impacto na cultura e no turismo das cidades, recebendo turistas que se deslocam por até 300Km para prestigiar o evento, vindos de São Paulo (Capital e interior) e de diversas cidades de Minas Gerais.

Grandes nomes da música brasileira, considerados pilares de nossa cultura, já passaram pelo projeto, como Leny Andrade, Leila Pinheiro, Kleiton e Kledir, Os Cariocas, Tavito, Wagner Tiso, Renato Braz, Ná Ozzetti, Ceumar, sempre precedidos por aberturas com artistas locais que são bastante valorizados pelo projeto e que tem no Composição Ferroviária uma grande oportunidade de formação de público. O projeto gera ainda às cidades de Poços de Caldas, Itaúna e São Lourenço um reconhecimento como cidades que valorizam a arte e a cultura.

Estes resultados foram levantados em pesquisas realizadas junto ao público de Poços de Caldas. Os dados positivos também motivaram a habilitação do projeto ao Prêmio Nacional do Turismo – Iniciativas de Destaque, promovido pelo Ministério do Turismo. Desta primeira triagem o projeto passará a ser apreciado pelas Comissões Julgadoras que darão o resultado final das iniciativas premiadas em início de dezembro. “A etapa de habilitação foi baseada em critérios de documentação e relevância do projeto para a cidade e região onde ela está inserida, o que nos faz sentir quase premiados com a repercussão do nosso trabalho até aqui”, argumenta Wolf Borges, Produtor do evento.

O Prêmio Nacional do Turismo 2019 – Iniciativas de Destaque, promovido pelo Ministério do Turismo e Conselho Nacional do Turismo,visa reconhecer e premiar iniciativas que contribuíram de forma significativa para o turismo brasileiro e que tenham sido implementadas por entes públicos, privados ou do terceiro setor nos últimos 24 meses. A habilitação do projeto Composição Ferroviária se deu na categoria Produção Associada ao Turismo, que premiará ações que promovam a produção associada ao turismo e amplie seus canais de comercialização, que integrem a produção local a produtos turísticos já existentes, ampliem a experiência do turista por meio da valorização da produção local, ou ainda que valorizem a gastronomia, o artesanato e as manifestações artísticas locais.

Comentarios está fechado.