Projeto Olhar Circular abre inscrições para oficinas online de fotografia


Serão ofertadas 40 vagas em parceria com a instituição de ensino pública IFSULDEMINAS.

Em função da pandemia do COVID-19, o Olhar Circular adaptou todas as suas atividades para o ambiente virtual. Realizado através da Lei Municipal de Incentivo à cultura com patrocínio da Donato Hospital de Olhos e Ouro Mix Concretos Usinados e produção da Pomar Cultural Produtora, o projeto propõe a realização de oficinas de fundamentos fotográficos (o que é fotográfica, técnicas básicas, utilização dos recursos de uma câmera) e de cultura e contemporaneidade (o que é cultura e contemporaneidade, utilização das artes no contemporâneo, aprendizagem visual). Todo o período de aulas culminará em exposições – no ambiente virtual (álbum no Facebook do projeto) e produção em PDF de um fotolivro contendo uma fotografia de cada aluno – bem como o envio de certificados.


O cronograma está organizado em 01 encontro semanal, de maneira que tenham 16 encontros, num período de 04 meses de projeto. A turma será composta por 40 alunos participantes e as inscrições serão feitas através de demanda espontânea e de acordo com o número de vagas disponibilizadas. O formulário Google (Forms) para inscrição no projeto estará disponível no site do IFSULDEMINAS, porém, caso não haja preenchimento das 40 vagas pelos estudantes da instituição de ensino, o formulário será divulgado nas redes sociais do projeto para participação ampla. O público-alvo foi selecionado para promover a relação entre a educação não formal e o ensino regular como fortalecimento das comunidades. Para os alunos, professores, técnicos e servidores do IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas, as inscrições estão abertas até o dia 1º de agosto através do link: https://forms.gle/vTMfufajcpc1du266.

As oficinas acontecerão de agosto a novembro, aos sábados, das 15:00 às 17:00 horas com atividades online de forma síncrona e assíncrona (em tempo real e após os encontros online). Serão ofertadas atividades na sala virtual do Google Classroom, como leitura da apostila e de apresentações, tarefas e questionários, que serão preenchidos durante a semana em qualquer período de disponibilidade do participante. Os encontros aos sábados serão configurados enquanto período de aula, onde o participante poderá utilizar esse espaço para ouvir as explicações e tirar quaisquer dúvidas em relação as atividades. A plataforma do encontro online ao vivo será definida após o preenchimento dos formulários para melhor atendimento do público-alvo.

As produtoras do projeto, Larissa de Freitas e Valéria de Freitas, afirmam que não é necessário possuir câmera profissional e as fotografias poderão ser feitas com qualquer câmera digital. “Nosso professor de fotografia, Gustavo Rodrigues, acredita, assim como nós, que o fotógrafo é a ferramenta mais importante na construção de uma imagem, por este motivo reforçamos que independentemente do aparato tecnológico o que faz um fotógrafo é sua capacidade de se relacionar com as coisas através do olhar”, destacam as produtoras. O início das oficinas está datado para o dia 08/08.

Serviço:

https://www.facebook.com/projetoolharcircular
https://www.instagram.com/olharcircular/




Comentarios está fechado.