Secretaria de educação disponibiliza atividades para os alunos da educação infantil durante a pandemia


Os pequeninos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino vão poder contar, a partir da próxima segunda-feira (18), com atividades dirigidas para essa faixa etária. Serão músicas infantis, brincadeiras, contação de histórias, confecção de brinquedos com sucata e diversas sugestões de atividades lúdicas e afetivas para as crianças de 0 a 5 anos, com o objetivo de manter o vínculo e diminuir a distância entre os centros de educação infantil e os alunos durante a pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19).

Formuladas com base nos Campos de Experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Referência de Minas Gerais, as atividades foram preparadas pela Divisão Pedagógica/Seção de Educação Infantil, Divisão de Projetos de Educação Complementar, Seção de Inclusão Digital e Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani, em parceria com gestores e professores dos Centros de Educação Infantil Municipais (CEIs).

A Rede Municipal de Ensino atende aproximadamente 7 mil alunos de 0 a 5 anos na Educação Infantil, do Berçário I ao Jardim II, em 50 Centros de Educação Infantil, sendo 45 unidades próprias e 5 conveniadas, além de 10 escolas da rede regular que oferecem educação infantil.

📱É só clicar!

As atividades ficarão disponíveis para acesso de toda a população gratuitamente, no Portal da Educação no site da Prefeitura na internet (www.pocosdecaldas.mg.gov.br) e através do link https://inclusaodigitalsme.wixsite.com/aprenderbrincando.

As sugestões de atividades para fazer em casa serão atualizadas toda semana. “As atividades envolvem ações de psicomotricidade, literatura infantil, música, contação de histórias, artes, brincadeiras. Serão disponibilizados vídeos, histórias, livros digitais e ficheiros semanais com as atividades propostas”, explica o coordenador da Divisão de Projetos de Educação Complementar, Giovanni Dias.


Os conteúdos foram produzidos a partir das orientações pedagógicas da equipe técnica da Educação Infantil da SME. Vídeos de músicas e contações de histórias, por exemplo, estão sendo elaborados pelos professores do Conservatório Musical, artistas e colaboradores.

Aprender brincando
“Nossa equipe organizou um site com sugestões de atividades lúdicas, recreativas, afetivas e prazerosas para as nossas crianças, a fim de manter o vínculo com as famílias da Educação Infantil. Essas atividades foram baseadas nos Campos de Experiências da BNCC e Currículo Referência de Minas, com o intuito de diminuir a distância entre a unidade e a criança. Quero destacar o esforço conjunto que está sendo feito para viabilizar essa iniciativa, que será de grande importância não só no processo de desenvolvimento dos nossos pequenos como também para auxiliar as famílias durante a pandemia”, ressalta a secretária Municipal de Educação, professora Maria Helena Braga.


No Ensino Fundamental e Médio está em vigor, desde a última segunda-feira (11), o Regime Especial de Atividades Não Presenciais, em razão da suspensão das aulas presenciais em decorrência das ações de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19).

Já na Educação Infantil, como não há previsão legal nem normativa para oferta de ensino remoto, mesmo em situação de emergência, as atividades não presenciais neste segmento não serão consideradas para fins de carga horária, devendo ser ofertadas em caráter lúdico, recreativo, criativo e interativo, enquanto durar a pandemia, visando ao atendimento essencial às crianças pequenas, fortalecendo vínculos e evitando retrocessos cognitivos, corporais e socioemocionais.



Comentarios está fechado.