Festa de São Benedito

Sabe-se que o Dia de São Benedito oficial é dia 5 de outubro. Mas porque em Poços de Caldas comemora-se no 13 de maio?

 

Diz-se que a origem da Festa de São Benedito se deu há muitos anos atrás, pelo Coronel Agostinho Loiola Junqueira, que era devoto do santo. Nesta época acreditava que muitas bênçãos e o desenvolvimento do povoado eram influenciados por São Benedito. Porém as festividades eram realizadas em comemoração ao aniversário do Coronel que era dia 13 de maio e que por coincidência seria a mesma data da Abolição da escravidão no Brasil.

 

Entretanto, segundo a obra de Dr. Mário Mourão, no final do século XIX o ex-escravo mais conhecido como ‘Tio Herculano’, que veio de Amparo para Poços de Caldas trazendo uma imagem de São Benedito, organizou a primeira festa oficial em honra ao santo. As comidas eram preparadas pela sua esposa Isaquelina com ajuda de outros fiéis e logo após saiam em procissão.

 

Nota-se que desde a primeira festa, apesar de alguns costumes que foram modificados, o histórico revela a dedicação, fé e a colaboração mútua entre os participantes fiéis para a realização da tradicional Festa de São Benedito.

 

A 113ª edição da festa acontece de 1º a 13 de maio em Poços de Caldas, no pátio da Igreja de São Benedito. Haverá barracas com comida típica e bebidas quentes, parque de diversões, além de manifestações culturais e religiosas.

 

Nos finais de semana, as barracas das paróquias servirão almoço. De segunda a sexta, elas funcionarão a partir das 18h. O cardápio inclui caldos, pernil, pastel de fubá, feijoada, bebidas quentes, entre outros. Já na parte externa da festa, haverá barracas de doces das entidades assistenciais e também tendas de lanches.

 

No dia 3, haverá cortejo e procissão com andores (veja programação abaixo). No dia 11, acontece a tradicional “retirada” dos caiapós na Fonte dos Amores. No dia 13, feriado local, haverá a procissão de encerramento da Festa de São Benedito.

 

Programação cultural:

 

 

Dia 3

sao benedito

19h – Abertura da Capela de Santa Cruz com os capitães de congo

20h – Cortejo com os Mastros e Retirada da Imagem de Nossa Senhora do Rosário

21h – Procissão com andor de Nossa Senhora do Rosário e os Mastros Sagrados

21h30 – Chegada dos congos ao pátio de São Benedito, levantamento dos Mastros Sagrados, entronização da Imagem de Nossa Senhora do Rosário na Igreja de São Benedito e bênção dos devotos de São Benedito.

 

Dia 11

 

15h – Retirada dos caiapós na Fonte dos Amores

15h30 – Caminhada pela cidade, conduzindo os caiapós até a Igreja de São Benedito na Praça Coronel Agostinho Junqueira

18h – Celebração eucarística na Igreja de São Domingos com a presença de todos os ternos de congos e caiapós

 

 

 

 

 

congo_livramento_Fredox (1)

De 11 a 13

 

21 h – Embaixada de Carlos Magno e os 12 partes de França pelo terno de congos de são Benedito, no pátio da Igreja de São Benedito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 13

 

6h – Alvorada festiva com queima de fogos e repique de sinos da Igreja de São Benedito e Nossa Senhora da Saúde (Basílica)

10h – Missa conga na Igreja de São Benedito

12h – Visita dos ternos de congo e caiapós à Basílica de Nossa Senhora da Saúde

16h – Procissão com andores de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia

 

 

 

 

Cardápio das paróquias

 

As barracas funcionam a partir das 18h de segunda a sexta. Nos feriados e finais de semana, há almoço a partir do meio-dia. Há também bebidas quentes e barracas de doces das entidades assistenciais.

 

– Nossa Senhora Aparecida

Canjiquinha, caldo de feijão, caldo de mandioca, feijão tropeiro, fava com linguiça, biscoito com pernil, lanche de chapa, cachorro quente, canjiquinha doce

 

– Nossa Senhora da Saúde

Feijão tropeiro, nhoque com frango, costela de bafo, caldo de abóbora, caldo de feijão, canjiquinha e canjicada, pernil com calabresa, cachorro quente, pizza, porção de torresmo, calabresa, pernil, espetinho de frango, macarronada

 

– Nossa Senhora das Graças

Arroz, tutu de feijão, carne de lata, couve, torresmo, mandioca frita
vaca atolada, caldo de feijão, canjiquinha

 

– Nossa Senhora do Rosário

Lombo, tutu de feijão, couve, arroz, torresmo, mandioca frita
Caldo de feijão, calabresa, pernil, mandioca, torresmo, batata frita

 

– São Francisco e Santa Clara

Arroz, tutu de feijão, carne de porco, torresmo, ovo e couve
Pernil, calabresa, canjicada, canjiquinha

 

– São Félix de Nicosia

Caldo de feijão, canjiquinha, biscoito com pernil, lanche com pernil, pastel de queijo, carne e bauru, espetinho de frango.

 

– São João Bosco

Arroz, tutu, calabresa ou pernil, polenta, mandioca e couve
Caldo de feijão, canjiquinha, canjicada, mandioquinha, espetinho de frango, polenta, pernil, calabresa com mandioca, lanche de pernil ou calabresa (ou pão francês e biscoitão)

 

– São Judas Tadeu

Arroz, tutu de feijão, carne de porco, couve, torresmo
Fritas, pastel de fubá, espetinho de frango, canjiquinha, canjicada, caldo de feijão, lanche e biscoito de pernil

 

– São Sebastião

Rondeli, caldo de feijão, canjiquinha
Espeto de frango e de porco, pão de queijo, lanche de pernil, pastel, pastel de fubá

Comentarios está fechado.